Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do polimorfismo G-308A na região promotora do gene do fator de necrose tumoral - alfa e sua associação com o desenvolvimento de nefropatia em pacientes diabéticos tipo 1.

Processo: 10/04305-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Maria Lucia Cardillo Corrêa Giannella
Beneficiário:Thiago Andrade Patente
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Fatores de necrose tumoral   Susceptibilidade genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complicações crônicas | diabetes | fator de necrose tumoral | susceptibilidade genética | Imunologia Celular e Molecular

Resumo

O diabete melito (DM) é uma síndrome caracterizada por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina associados ou não à resistência a ação deste hormônio. Dentre as complicações microvasculares causadas pelo DM podemos destacar a nefropatia diabética (ND) que afeta de 20 a 40% dos pacientes portadores de DM tipo 1 e 10 a 20% dos diabéticos tipo 2, transformando o DM em responsável por 43% das causas de doença renal crônica dialítica no mundo.O distúrbio ocorre como resultado de alterações hemodinâmicas que, somadas aos efeitos da hiperglicemia, provocam lesões na microcirculação renal, que culminam com a esclerose glomerular.Além disso, tem sido demonstrado que o perfil pró inflamatório característico dos pacientes com DM contribui na patogênese das complicações e que a elevação de citocinas pró-inflamatórias como o Fator de Necrose Tumoral (TNF-a) e a Interleucina 6 (IL6) apresentam um importante papel na regulação deste fenótipo. Com exceção da hiperglicemia e da hipertensão arterial sistêmica, não existem fatores preditivos para o desenvolvimento de complicações microvasculares em pacientes com DM, de tal forma que a busca de marcadores genéticos para identificar pacientes de risco torna-se importante, pois possibilita o rastreamento daqueles com maior susceptibilidade para o desenvolvimento das complicações além de abrir caminho para a otimização do tratamento intensivo nessa população, já que há dificuldade de aderência ao tratamento intensivo dos portadores de DM. O estudo de marcadores genéticos permite ainda uma melhor compreensão da patogênese das complicações, o que pode possibilitar o desenvolvimento de novas terapias direcionadas para prevenção e tratamento dos pacientes. Tendo em vista as possíveis implicações descritas na literatura para o SNP G-308A do gene TNF-± e que a associação do polimorfismo na região promotora do gene nas diferentes populações estudadas até o momento é controversa, o objetivo de nosso trabalho é estudar a frequência do polimorfismo e sua associação com a nefropatia em uma população de pacientes diabéticos tipo 1.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATENTE, THIAGO A.; MONTEIRO, MARIA B.; VIEIRA, SUZANA M.; ROSSI DA SILVA, MARIA E.; NERY, MARCIA; QUEIROZ, MARCIA; AZEVEDO, MIRELA J.; CANANI, LUIS H.; PARISI, MARIA C.; PAVIN, ELIZABETH J.; et al. Linkage disequilibrium with HLA-DRB1-DQB1 haplotypes explains the association of TNF-308G > A variant with type 1 diabetes in a Brazilian cohort. Gene, v. 568, n. 1, p. 50-54, . (10/04305-2)