Busca avançada
Ano de início
Entree

Contaminação da Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas por resíduos sólidos e poluentes orgânicos

Processo: 10/05055-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Química
Pesquisador responsável:Rosalinda Carmela Montone
Beneficiário:Rosalinda Carmela Montone
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Márcia Caruso Bícego ; Rolf Roland Weber
Assunto(s):Poluição ambiental  Poluição da água  Resíduos sólidos  Plásticos  Reservas de animais  Fernando de Noronha (PE) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atol das Rocas | HPAs | metabólitos biliares de HPAs | PBDEs | PCBs | Resíduos sólidos | Poluição orgânica marinha

Resumo

A Reserva Biológica do Atol das Rocas (03°45'- 03°56' S; 33° 37'- 33°56'W) abriga a maior população de aves marinhas do Brasil. As aves marinhas são vulneráveis a uma grande diversidade de poluentes, sendo que são mais afetados por: petróleo e derivados, poluentes orgânicos persistentes, e os resíduos sólidos de origem antrópica. A poluição por resíduos sólidos, principalmente plásticos, assim como a poluição por contaminantes orgânicos, tem causado o declínio de populações de diversas espécies de aves marinhas. A região onde se localiza a Reserva Biológica do Atol das Rocas não está livre da presença desses poluentes, que são encontrados em diversas regiões remotas do planeta, como ilhas oceânicas. As aves marinhas são bastante sensíveis a mudanças no ambiente e este é um dos principais motivos pelo qual são comumente utilizadas para monitorar a poluição dos oceanos. A proposta visa avaliar a ocorrência e as concentrações de contaminantes orgânicos na avifauna da Reserva Biológica do Atol das Rocas, assim como identificar e quantificar os resíduos sólidos de origem antrópica e sua influência sobre a biota local. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, PATRICK S.; CIPRO, CAIO V. Z.; COLABUONO, I, FERNANDA; TANIGUCHI, SATIE; MONTONE, ROSALINDA C.. PERSISTENT ORGANIC POLLUTANTS AND STABLE ISOTOPES IN SEABIRDS OF THE ROCAS ATOLL, EQUATORIAL ATLANTIC, BRAZIL. MARINE ORNITHOLOGY, v. 46, n. 2, p. 139-148, . (10/05055-0)