Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de marcadores relacionados ao potencial de diferenciação celular do germe dental de fetos humanos

Processo: 10/08085-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Marcelo Cavenaghi Pereira da Silva
Beneficiário:Marcelo Cavenaghi Pereira da Silva
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adriana da Costa Neves ; Irina Kerkis ; Juliana Malta da Cunha
Assunto(s):Células-tronco  Polpa dentária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:celula tronco | germe dental | polpa dental | Anatomia dental

Resumo

O avanço tecnológico e científico tem proporcionado benefícios consideráveis para a humanidade por meio da introdução de novas terapias e, neste sentido, muitas pesquisas têm sido realizadas com a utilização de células-tronco obtendo-se resultados animadores no que se refere aos benefícios do tratamento e em alguns casos até a cura.As células-tronco são células capazes de gerar diferentes linhagens celulares e podem ser coletadas de diferentes tecidos adultos ou ainda de tecidos embrionários. Dentre os tecidos adultos que apresentam um grande número de células tronco viáveis, facilidade de obtenção em um método considerado pouco invasivo, se encontram as células tronco obtidas da polpa de dentes decíduos.As células tronco obtidas a partir da polpa de dentes decíduos vem sendo amplamente estudadas devido à sua capacidade de se diferenciar em uma variedade de linhagens celulares na presença de diferentes mediadores químicos. A formação de dentes decíduos em humanos se inicia por volta do terceiro mês de desenvolvimento intrauterino e o presente estudo tem como objetivo analisar a expressão de diversas proteínas relacionadas ao potencial de diferenciação celular das populações celulares que compõem o germe dental da mandíbula de fetos humanos. Serão utilizadas 20 mandíbulas de fetos humanos de ambos os gêneros e de diferentes períodos gestacionais que após inclusão rotineira em parafina serão cortadas e submetidas a imunoistoquímica para os seguintes marcadores de células tronco: NANOG, STAT-3, OCT 4, SOX-2 e PDGF. A imunomarcação destas proteínas nas diferentes populações celulares será analisada por meio de morfometria. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CUNHA, JULIANA MALTA; DA COSTA-NEVES, ADRIANA; KERKIS, IRINA; PEREIRA DA SILVA, MARCELO CAVENAGHI. Pluripotent stem cell transcription factors during human odontogenesis. Cell and Tissue Research, v. 353, n. 3, p. 435-441, . (10/08085-7)