Busca avançada
Ano de início
Entree

"Envolvimento dos genes qseC e sdiA na formação de biofilme por Escherichia coli enteropatogênica atípica"

Processo: 10/13782-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Marcelo Palma Sircili
Beneficiário:Hebert Fabricio Culler
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biofilmes   Percepção de Quorum   Escherichia coli enteropatogênica atípica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biofilme | EPEC atípica | quorum sensing | Biofilme e Quorum sensing em Escherichia coli diarreiogênica

Resumo

Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) é um dos agentes etiológicos de diarréia persistente em crianças. Amostras de EPEC atípicas (aEPEC) não transportam o plasmídio EAF (EPEC adherence factor) e ultimamente tornaram-se os agentes bacterianos mais comuns em nosso meio, como causa de diarréia. A adesão em células epiteliais formando microcolônias é uma característica marcante de EPEC, possibilitando a formação de biofilme. Estes são associados à persistência bacteriana e a resistência a antimicrobianos. EPEC atípicas de diversos padrões de adesão formam biofilmes em superfícies abióticas e em superfícies celulares pré-fixadas por períodos de até 18 dias de incubação. Sabe-se que muitos mecanismos em E. coli, dentre eles alguns patogênicos, são controlados por sistema de quorum sensing e que as aEPEC possuem genes responsáveis por esse sistema. O objetivo deste estudo é verificar a relação dos genes qseC e sdiA na formação de biofilme por Escherichia coli enteropatogênica atípica. A formação de biofilme dos mutantes em qseC e sdiA e amostra selvagem será avaliada em superfícies abióticas e celulares, além da utilização de meios pré condicionados para verificação da participação de quorum sensing. As amostras serão avaliadas em sistema de câmara de fluxo contínuo e em condições estáticas por períodos de 24 horas a 15 dias e analisadas através de microscópio confocal de fluorescência a laser.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CULLER, HEBERT F.; COUTO, SAMUEL C. F.; HIGA, JULIANA S.; RUIZ, RENATO M.; YANG, MIN J.; BUERIS, VANESSA; FRANZOLIN, MARCIA R.; SIRCILI, MARCELO P.. Role of SdiA on Biofilm Formation by Atypical Enteropathogenic Escherichia coli. GENES, v. 9, n. 5, . (10/13782-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CULLER, Hebert Fabricio. Envolvimento dos genes qseC e sdiA na formação de biofilme por Escherichia coli enteropatogênica atípica. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.