Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da vulnerabilidade programática para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde nas Unidades Básicas de Saúde da região do Butantã do município de São Paulo

Processo: 10/16729-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Doenças Contagiosas
Pesquisador responsável:Maria Clara Padoveze
Beneficiário:Maria Clara Padoveze
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):AIDS  Infecção hospitalar  Análise de vulnerabilidade  Indicadores de qualidade em assistência à saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indicadores | Infecção Hospitalar | Vulnerabilidade | Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde

Resumo

O conceito de vulnerabilidade desenvolvido a partir da epidemia da Aids é potencialmente aplicável a outros fenômenos sociais e de saúde sobre os quais se deseja intervir. As Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) são consideradas como eventos adversos decorrentes da prestação da assistência à saúde e podem ocorrer em qualquer unidade de atendimento, sendo as unidades básicas de saúde (UBS) não isentas desta possibilidade. Ações programáticas apropriadas devem favorecer a proteção dos indivíduos que têm acesso as UBS contra a aquisição de IRAS. Inexistem estudos que avaliem a vulnerabilidade programática para IRAS no âmbito de UBS. O objetivo desta pesquisa é estudar a vulnerabilidade programática para a prevenção de IRAS no âmbito das UBS da Região do Butantã no Município de São Paulo. O estudo será desenvolvido em duas fases: I) estudo da vulnerabilidade programática para a prevenção de IRAS e identificação de possíveis intervenções para sua redução; II) elaboração de padrões para categorização da vulnerabilidade programática para IRAS e desenvolvimento de metodologias e indicadores para sua avaliação. Para a fase I, serão aplicadas entrevistas com os diretores das UBS e inspeção local, seguindo roteiros estruturados. Para a fase II, serão utilizados os dados obtidos na fase um e qualificação das propostas junto a especialistas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PADOVEZE, MARIA CLARA; JUSKEVICIUS, LUIZE FABREGA; DOS SANTOS, TALITA RAQUEL; NICHIATA, LUCIA IZUMI; CIOSAK, SUELY ITSUKO; BERTOLOZZI, MARIA RITA. O conceito de vulnerabilidade aplicado às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 1, p. 299-303, . (10/16729-1)
PADOVEZE, MARIA CLARA; DE FIGUEIREDO, ROSELY MORALEZ. O papel da Atenção Primária na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 6, p. 1131-1137, . (10/16729-1)
MARIA CLARA PADOVEZE; CARLOS MAGNO CASTELO BRANCO FORTALEZA. Infecções relacionadas à assistência à saúde: desafios para a saúde pública no Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. 6, p. 995-1001, . (10/16729-1)