Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da suplementação de leucina na recuperação estrutural e funcional do músculo esquelético após lesão

Processo: 10/18287-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Elen Haruka Miyabara
Beneficiário:Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração muscular   Lesão muscular   Sistema musculoesquelético
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:lesão | Músculo esquelético | regeneração | Músculo esquelético

Resumo

O tecido muscular esquelético possui uma notável capacidade de se regenerar frente a uma lesão. Considerando-se que 1) a investigação de possíveis agentes capazes de melhorar a resposta regenerativa do músculo esquelético ainda vem sendo constantemente investigada e que 2) na resposta regenerativa é necessário que ocorra a recuperação da massa muscular e consequente tamanho das fibras musculares previamente lesadas; é possível lançar a hipótese de que o aminoácido leucina poderia melhorar a recuperação da massa muscular durante o processo regenerativo através da indução do aumento de síntese proteica. A leucina é um aminoácido essencial composto por um grupo amino carregado positivamente e um grupo carboxílico carregado negativamente ligado ao mesmo átomo de carbono, o carbono-±, quando em pH fisiológico. O uso da leucina como um agente anabólico tem sido justificado com base em evidências que mostram a sua habilidade em agir como um regulador da atividade de inúmeras proteínas citoplasmáticas que estão envolvidas com o início da tradução do RNA mensageiro do músculo esquelético e a via de sinalização da insulina. Apesar de se conhecer o papel da leucina como um estimulador da síntese proteica, o efeito desse aminoácido no processo regenerativo ainda não está esclarecido. Dessa forma, este projeto visa investigar o efeito da suplementação de leucina em aspectos macroscópico (peso muscular), histológicos (coloração azul de toluidina, imunomarcação de células satélites em proliferação e fibras musculares em regeneração) e funcionais (contração tetânica máxima) da regeneração do músculo tibial anterior de ratos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, MARCELO G.; SILVA, MEIRICRIS T.; CARLASSARA, EDUARDO O. C.; GONCALVES, DAWIT A.; ABRAHAMSOHN, PAULO A.; KETTELHUT, ISIS C.; MORISCOT, ANSELMO S.; AOKI, MARCELO S.; MIYABARA, ELEN H.. Leucine Supplementation Accelerates Connective Tissue Repair of Injured Tibialis Anterior Muscle. NUTRIENTS, v. 6, n. 10, p. 3981-4001, . (12/15276-9, 10/52520-0, 10/18287-6, 09/54240-7, 12/24524-6, 09/17667-2, 12/18861-0)