Busca avançada
Ano de início
Entree

Doses de concentrado com ou sem gordura inerte para vacas em lactação mantidas em pasto de capim elefante

Processo: 10/20223-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Flávio Augusto Portela Santos
Beneficiário:Flávio Augusto Portela Santos
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pastagens  Suplementação alimentar  Ruminantes  Bovinocultura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doses de concentrado | Lipídeo inerte no rúmen | Suplementação energética | Produção Animal

Resumo

Pastagens tropicais bem manejadas e fertilizadas com altas doses de nitrogênio, com o objetivo de suportarem altas cargas animais, têm teores elevados de proteína bruta, normalmente entre 14 a 22% da MS. Nessas condições, produções diárias de leite da ordem de 20 kg/vaca no terço médio de lactação são obtidas com suplementação de concentrado energético apenas, sem resposta à inclusão de farelo de soja na mistura. De modo geral, a energia é sempre o fator mais limitante à produção de vacas leiteiras nessas pastagens. O déficit energético da vaca em pastagem tropical é agravado pelo estresse calórico que ocorre durante a primavera e verão. A redução do consumo de matéria seca, principalmente de pasto é um mecanismo de defesa do animal para reduzir a produção interna de calor. Essa redução em consumo explica parte, mas não toda a queda em volume de leite produzido pela vaca sob estresse calórico. Vacas sob estresse calórico reduzem sua capacidade de mobilizar gordura e passam a utilizar preferencialmente glicose como fonte de energia, reduzindo o aporte deste nutriente essencial para a síntese de leite. Para vacas de bom potencial de produção e mantidas em pastagens tropicais durante o verão em condições de estresse calórico que leva à redução no consumo de pasto, a inclusão de fontes ricas em gordura no concentrado pode se constituir em estratégia interessante para aumentar o seu consumo de energia. A suplementação com fontes de gordura permite aumentar o consumo de energia sem aumentar ou até reduzindo o risco de distúrbios ruminais causados pelo excesso de carboidratos não fibrosos na dieta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO, FERNANDA LOPES; DE SOUZA, JONAS; BATISTEL, FERNANDA; CHAGAS, LUCAS JADO; PORTELA SANTOS, FLAVIO AUGUSTO. Supplementation with Ca salts of soybean oil interacts with concentrate level in grazing dairy cows: milk production and milk composition. TROPICAL ANIMAL HEALTH AND PRODUCTION, v. 48, n. 8, p. 1585-1591, . (10/20223-6)
MACEDO, FERNANDA LOPES; BATISTEL, FERNANDA; DE SOUZA, JONAS; CHAGAS, LUCAS JADO; PORTELA SANTOS, FLAVIO AUGUSTO. Supplementation with Ca salts of soybean oil interacts with concentrate level in grazing dairy cows: intake, ingestive behavior, and ruminal parameters. TROPICAL ANIMAL HEALTH AND PRODUCTION, v. 48, n. 8, p. 1593-1598, . (10/20223-6)