Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do papel dos membros da família das Rho GTPases no controle da migração de neuroblastos

Processo: 11/00526-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Marimélia Aparecida Porcionatto
Beneficiário:Layla Testa Galindo
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco neurais   Movimento celular   Neurogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células tronco neurais | lesão cerebral | migração | RhoGTPases | Neurofisiologia

Resumo

A neurogênese é um evento importante na formação do sistema nervoso central que ocorre também em adultos e é caracterizada pela geração de novos neurônios a partir de células tronco neurais localizadas em regiões especializadas: a zona subventricular na parede do ventrículo lateral e a zona subgranular no giro denteado do hipocampo. A migração de precursores neurais é uma etapa essencial tanto durante o desenvolvimento quanto na neurogênese no cérebro adulto. Em roedores, os neuroblatos gerados na zona subventricular atravessam uma longa distância migrando tangencialmente pela corrente migratória rostral para o bulbo olfatório, onde se diferenciam e integram à circuitaria neuronal. A migração dos neuroblastos pode ser gliofílica, homofílica ou vasofílica, dependendo do suporte que as células utilizam para atingir seu destino final. Diferentes moléculas solúveis e de matriz extracelular estão envolvidas nas várias etapas da migração celular. Uma lesão altera o padrão normal da neurogênese no cérebro adulto e sinais quimioatrativos provenientes da lesão estimulam a migração de neuroblastos das regiões neurogênicas para o local lesado. Diversos mecanismos estão envolvidos na regulação da migração de neuroblastos no cérebro lesado, incluindo fatores angiogênicos, quimiocinas e componentes da matriz extracelular, porém vários aspectos da sinalização intracelular em resposta aos estímulos migratórios ainda são pouco compreendidos. Um ponto convergente na sinalização desencadeada por vários fatores solúveis bem como por componentes da matriz extracelular é a ativação de membros da família das Rho GTPases. As Rho GTPases compõem uma subfamília das proteínas da superfamília Ras, encontradas em todas as células eucarióticas e desempenham funções essenciais e bem conhecidas no processo de migração celular, porém pouco se conhece a respeito da participação dessas proteínas no controle da migração de neuroblastos em resposta a uma lesão no sistema nervoso central adulto. O objetivo deste projeto é estudar o papel dos membros da família das Rho GTPases na migração de neuroblastos derivados de células tronco neurais de adulto em resposta a fatores quimiotáticos e componentes da matriz extracelular in vitro e em modelo de lesão no sistema nervoso central de camundongos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALINDO, LAYLA T.; MUNDIM, MAYARA T. V. V.; PINTO, AGNES S.; CHIARANTIN, GABRIELLY M. D.; ALMEIDA, MAIRA E. S.; LAMERS, MARCELO L.; HORWITZ, ALAN R.; SANTOS, MARINILCE F.; PORCIONATTO, MARIMELIA. Chondroitin Sulfate Impairs Neural Stem Cell Migration Through ROCK Activation. Molecular Neurobiology, v. 55, n. 4, p. 3185-3195, . (11/00526-7)
CHIARANTIN, GABRIELLY M. D.; DELGADO-GARCIA, LINA M.; ZAMPRONI, LAURA N.; LIMA, MARCELO A.; NADER, HELENA B.; TERSARIOL, IVARNE L. S.; PORCIONATTO, MARIMELIA. Neuroprotective effect of heparin Trisulfated disaccharide on ischemic stroke. GLYCOCONJUGATE JOURNAL, v. 38, n. 1, . (15/03964-6, 11/00526-7, 17/18765-4)