Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento Ágil de Recursos Educacionais Abertos

Processo: 11/06204-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Maurício Massaru Arimoto
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/16759-6 - Desenvolvimento ágil de recursos educacionais abertos, BE.EP.DR
Assunto(s):Engenharia de software   Objetos de aprendizagem   Métodos ágeis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conteúdos Educacionais | Métodos Ágeis | Objetos de Aprendizagem | Plataformas para Recursos Educacionais Abertos | Recursos Educacionais Abertos | Engenharia de Software

Resumo

Ao longo dos anos, o rápido avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vem alterando de forma significativa o modo com que a sociedade se comunica e conduz seus negócios. De maneira análoga, mudanças vêm ocorrendo na maneira com que os recursos educacionais são projetados, desenvolvidos e disponibilizados aos aprendizes. A proposição de mecanismos adequados ao desenvolvimento e disponibilização de recursos educacionais é uma preocupação eminente. Evidencia-se também a necessidade de mecanismos que propiciem o aumento da produtividade e da qualidade dos recursos educacionais elaborados. Métodos ágeis de desenvolvimento inserem-se nessa perspectiva, abordando um novo enfoque para o desenvolvimento, centrado na agilidade, flexibilidade, habilidade de comunicação e na capacidade de entregar software e serviços com valores agregados ao mercado e em tempo hábil. Outro aspecto importante a ser ressaltado refere-se ao desenvolvimento de recursos educacionais abertos. De fato, a distribuição livre e aberta desses recursos contribui para a disseminação do conhecimento e facilita o acesso à informação, beneficiando a sociedade como um todo. Este trabalho visa à proposição de um método ágil para o desenvolvimento de recursos educacionais abertos de qualidade, capazes de motivar os aprendizes e contribuir com o processo de construção do conhecimento. Além disso, um ambiente piloto para apoiar na disponibilização e manutenção de recursos educacionais abertos também deve ser estabelecido. Por fim, é importante ressaltar que os mecanismos propostos devem ser validados por meio de sua aplicação no desenvolvimento e disponibilização de recursos educacionais abertos em diferentes domínios de conhecimento, em especial no domínio de software livre.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARIMOTO, MAURICIO M.; BARROCA, LEONOR; BARBOSA, ELLEN F.. AM-OER: An Agile Method for the Development of Open Educational Resources. INFORMATICS IN EDUCATION, v. 15, n. 2, p. 205-233, . (11/06204-1, 13/16759-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARIMOTO, Maurício Massaru. Desenvolvimento ágil de recursos educacionais abertos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.