Busca avançada
Ano de início
Entree

Penetração trans-amelodentinária do peróxido de hidrogênio aplicado em esmalte dental trincado ou microabrasionado

Processo: 11/10701-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:André Luiz Fraga Briso
Beneficiário:Ana Paula Batista Lima
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Esmalte dentário   Clareamento de dente   Peróxido de hidrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clareamento dental | esmalte | microabrasão | Penetração Trans-amelodentinária | peróxido de hidrogênio | Dentística

Resumo

O presente estudo objetiva verificar a penetração trans-amelodentinária do peróxido de hidrogênio (PH) a 35% aplicado em diferentes condições de substrato. Para tanto, 60 incisivos bovinos serão utilizados para confecção de discos dentais envolvendo esmalte e dentina. Os dentes serão divididos em 3 grupos (n=20): GI- esmalte hígido; GII- dentes apresentando trincas visíveis no esmalte dental; GIII- esmalte dental será submetido a tratamento microabrasivo. Em seguida, os espécimes serão posicionados em uma câmara pulpar artificial contendo solução tampão de acetato e receberão tratamento clareador com PH a 35%. Este será aplicado sobre cada espécime, permanecendo em contato com o tecido dental por 15 minutos. Posteriormente, a superfície será limpa com sugadores e papel absorvente e será realizada nova aplicação até que se completem 3 aplicações de 15 minutos, totalizando 45 minutos de exposição ao material clareador. O procedimento será repetido por 3 vezes com intervalo de uma semana entre as sessões. Para a quantificação da penetração do peróxido, será coletada a solução de acetato do interior da câmara pulpar artificial e será adicionado a ela, solução de corante violeta leucocristal e enzima peroxidase para avaliação da densidade óptica em espectrofotômetro. As leituras serão realizadas antes do clareamento e após cada sessão clareadora. Os resultados serão tabulados e submetidos à análise estatística adequada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRISO, A. L. F.; LIMA, A. P. B.; GONCALVES, R. S.; GALLINARI, M. O.; DOS SANTOS, P. H.. Transenamel and Transdentinal Penetration of Hydrogen Peroxide Applied to Cracked or Microabrasioned Enamel. Operative Dentistry, v. 39, n. 2, p. 166-173, . (11/10701-0)