Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de dispersão sólida de curcumina em alterações endócrinas e metabólicas durante sepse experimental

Processo: 11/14711-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria José Alves da Rocha
Beneficiário:Letycia Silvano da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vasopressinas   Citocinas   Sepse   Curcumina   Insulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citocinas | Clp | curcumina | Insulina | sepse | vasopressina | Imunoendocrinologia

Resumo

Em nosso laboratório, utilizando o modelo de sepse experimental por ligadura e perfuração cecal (CLP), constatamos que na fase inicial da sepse ocorre um aumento da secreção de vasopressina, o que não acontece na fase tardia, justamente quando o organismo mais necessitaria do hormônio já que nesta fase ocorre uma hipotensão progressiva que pode levar a choque séptico e morte. Novas pesquisas clínicas e experimentais têm sido realizadas para avaliar terapias convencionais e inovadoras no tratamento da sepse. Na busca por novos tratamentos utilizaremos a dispersão sólida de curcumina (DS17), que possui uma grande atividade anti-inflamatória, para verificar seus efeitos nas alterações endócrinas e metabólicas durante sepse experimental. Ratos Wistar, machos, pesando entre 250-300g serão tratados por um período de sete dias com DS17 dissolvida em água e administrada por gavagem, logo em seguida eles serão submetidos à sepse pelo modelo de CLP. No dia do experimento, os animais serão separados em dois grupos, um grupo CLP e o outro grupo operação fictícia (OF).A seguir, os animais serão decapitados nos tempos de 4, 6 e 24 horas e terão o sangue coletado. O plasma e o soro serão separados para determinação da glicemia, sódio sérico, óxido nítrico, vasopressina, insulina, IL-1, IL-6, TNF-alfa e proteína de choque térmico (heat shock protein). Outro grupo de animais terá a sobrevida avaliada por 2 dias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, LETYCIA SILVANO; ROCHA CATALAO, CARLOS HENRIQUE; FELIPPOTTI, TATIANA TOCCHINI; DE OLIVEIRA-PELEGRIN, GABRIELA RAVANELLI; PETENUSCI, SERGIO; PEDRO DE FREITAS, LUIS ALEXANDRE; ALVES ROCHA, MARIA JOSE. Curcumin suppresses inflammatory cytokines and heat shock protein 70 release and improves metabolic parameters during experimental sepsis. Pharmaceutical Biology, v. 55, n. 1, p. 269-276, . (11/14711-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Letycia Silvano da. Efeito in vivo da dispersão sólida de curcumina em alterações metabólicas e imunológicas durante sepse experimental e efeito in vitro sobre a síntese de NO por macrófagos estimulados por lipopolissacarídeo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.