Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência mastigatória e força muscular em indivíduos com oclusão normal

Processo: 11/19577-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Max Domingues Pereira
Beneficiário:Max Domingues Pereira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia plástica  Força de mordida  Aparelho ortodôntico fixo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eficiência mastigatória | Força Muscular | Oclusão | cirurgia plástica

Resumo

Serão avaliados sessenta indivíduos com oclusão normal, ambos os gêneros e idade entre 18 a 45 anos. Todos os indivíduos serão provenientes do ambulatório de Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Os indivíduos serão divididos em 2 grupos: Grupo 1 - 30 indivíduos com oclusão normal do gênero masculino e Grupo 2 - 30 indivíduos com oclusão normal do gênero feminino. Serão selecionados indivíduos com no mínimo 14 dentes em cada arcada. Serão realizadas fotografias da face em norma frontal e perfil direito e esquerdo, assim como fotos intra orais em norma frontal, lateral direita e esquerda e oclusal superior e inferior; bem como lateralidade direita e esquerda e protrusão. As fotos obtidas serão analisadas por um ortodontista especialista, de forma a evidenciar a oclusão normal. Todos os pacientes deverão ter os primeiros molares em relação de Classe I e pelo menos quatro das seis chaves de Andrews. Serão excluídos os pacientes que apresentarem dor, alteração da abertura oral, estalidos ou crepitações da articulação têmporo mandibular (ATM), bem como bruxismo e restaurações dentárias que alterem a oclusão. Indivíduos com aparelho ortodôntico, ou que tenham utilizado aparelho ortodôntico há menos de três anos da avaliação, também serão excuídos. A avaliação da eficiência mastigatória será realizada com a mastigação de 4 cápsulas com grânulos de fucsina em seu interior com intervalo de 3 minutos entre a mastigação de cada cápsula. O corante extraído será quantificado por espectrofotometria. A concentração de fucsina permitirá a determinação da eficiência mastigatória. As análises serão realizadas no Laboratório de Farmacocinética da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto. Os indivíduos dos grupos I e II serão submetidos a medida de força muscular através de um dinamômetro digital modelo IDDK (KRATOS-Equipamentos Industriais LTDA, Cotia, São Paulo, Brasil), com capacidade de 100Kgf, adaptado para condição bucal. As medidas de força serão dadas em Newtons (N), e serão realizadas três medidas nos molares esquerdos, três nos molares direitos e três nos incisivos centrais. Em cada uma das regiões será calculada a média aritmética. Os resultados da eficiência mastigatória e da força muscular serão correlacionados e avaliados estatisticamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MODESTO DE ABREU, ROGERIO ALEXANDRE; PEREIRA, MAX DORNINGUES; FURTADO, FABIANNE; RIBEIRO PRADO, GABRIELA PEREIRA; MESTRINER, JR., WILSON; FERREIRA, LYDIA MASAKO. Masticatory efficiency and bite force in individuals with normal occlusion. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 59, n. 10, p. 1065-1074, . (11/19577-0)