Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da microflora contaminante por espectrometria de massas e metabolômica do processo fermentativo para a produção de etanol.

Processo: 11/23816-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Labate
Beneficiário:Mariana de Souza e Silva
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Metaboloma   Etanol   Proteoma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cana-de-açúcar | Etanol | Metaboloma | microflora | processo de fermantação | Proteoma | proteoma e metabolôma

Resumo

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de bioetanol das últimas três décadas, atraindo investimentos em pesquisas para melhoramento das plantas de cana-de-açúcar. Porém, a alta produção de bioetanol depende de outros fatores como uma cepa de levedura muito bem adaptada às condições adversas presentes no processo fermentativo. A população de leveduras presente no processo industrial de produção de bioetanol pode variar de acordo com as condições de estresse intrínsicas ao processo. No entanto, cepas isoladas obtidas após o término do processo podem ser consideradas resistentes as condições de estresse e utilizadas como "iniciadoras" de novos processos de fermentação, pois estão mais adaptadas às condições adversas, diminuindo as quedas da produção de bioetanol devido à contaminação por outros microrganismos ou morte das células de leveduras. Neste contexto, será feita a caracterização da microflora contaminante (leveduras e outros microrganismos contaminantes) presentes no processo de fermentação, focando na identificação e classificação dos mesmos, através do uso de espectrometria de massas, bem como a triagem da produção de biocompostos (metabólitos) presentes no processo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONATELLI, MARIA L.; QUECINE, MARIA C.; SILVA, MARIANA S.; LABATE, CARLOS A.. Characterization of the contaminant bacterial communities in sugarcane first-generation industrial ethanol production. FEMS Microbiology Letters, v. 364, n. 17, . (13/08431-0, 11/23816-0)