Busca avançada
Ano de início
Entree

Predicações psicológicas ordinárias, comportamento e análise do comportamento

Processo: 12/00059-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Osvaldo Frota Pessoa Junior
Beneficiário:Filipe Lazzeri Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Behaviorismo   Comportamento e mecanismos comportamentais   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Comportamento | behaviorismo | Categorias psicológicas | comportamento | Externismo | Teleofuncionalismo | Filosofia da Psicologia

Resumo

Esta pesquisa diz respeito às três seguintes questões: (i) Qual seria o lugar do comportamento em uma análise plausível das categorias psicológicas ordinárias (tais como as emoções, as chamadas atitudes proposicionais, dentre outras)? (ii) O que é comportamento (isto é, quais são as condições que delimitam o que conta como tal)? (iii) Seria metodologicamente legítima e valiosa a adoção de conceitos psicológicos ordinários em psicologia concebida como uma ciência natural, em particular em análise do comportamento? Com respeito à questão (i), esta pesquisa visa: (i.1) clarificar o leque de categorias exatamente envolvidas nela, por meio da elaboração de uma taxonomia relativamente neutra dessas categorias; e (i.2) formular e apoiar uma forma de perspectiva comportamental como resposta, com base em algumas abordagens comportamentais anteriores, dentre outras (como, por exemplo, o teleofuncionalismo). A chamada abordagem da mente estendida será avaliada. Com respeito à questão (ii), esta pesquisa visa: (ii.1) clarificar a noção de comportamento, elucidando suas diferentes acepções e, em especial, as fronteiras que delimitam o que conta como comportamento em uma acepção relevante dele em (i), por meio de análise conceitual; e (ii.2) apontar dificuldades (conceituais) em algumas definições de comportamento encontradas na literatura científica e filosófica. Com respeito à questão (iii), pretende-se: (iii.1) apresentar uma reconstituição semiformal de argumentos de Skinner (behaviorismo radical), Rachlin (behaviorismo teleológico) e Foxall (behaviorismo intencional) sobre ela; e (iii.2) oferecer um balanço crítico dessas três perspectivas nesse tocante, com base na abordagem sugerida como resposta a (i). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAZZERI, FILIPE. On the Place of Behavior in the Analysis of Psychological Categories. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 3, p. 567-577, . (12/00059-2)
LAZZERI, FILIPE. On some common objections to a behavioral approach to psychological categories. PHILOSOPHICAL PSYCHOLOGY, v. 29, n. 3, p. 405-418, . (12/00059-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Filipe Lazzeri. Categorias psicológicas ordinárias, comportamento e análise do comportamento. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.