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Teoria social cognitiva: divergências teóricas com a análise do comportamento e inserção no cenário brasileiro

Processo: 15/15211-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2015 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Roberta Gurgel Azzi
Beneficiário:Roberta Gurgel Azzi
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados: Luiza Cristina Mauad Ferreira ; Maria do Carmo Guedes ; Mônica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni
Assunto(s):História da psicologia  Análise do comportamento  Teoria social cognitiva 

Resumo

O presente projeto objetiva compreender o movimento de construção da Teoria Social Cognitiva (TSC) como perspectiva diversa da Análise do Comportamento e sua inserção em cenário nacional. Serão realizados dois estudos, um teórico para acompanhar o movimento de discussão de ideias entre Albert Bandura e seus críticos, teóricos da Análise do Comportamento, e uma pesquisa empírica em periódicos brasileiros, para compreender a inserção das ideias de Bandura no cenário brasileiro. Para o estudo teórico será construída uma planilha agregadora dos artigos, buscando-se identificar a filiação do crítico ao Behaviorismo Radical, o tipo de consideração do texto, crítico ou de defesa da TSC, qual o constructo focado etc. A partir da identificação dos tópicos mencionados, o estudo teórico seguirá para uma fase analítica, onde serão considerados, para o conjunto da análise, os posicionamentos de Bandura desencadeadores da crítica e sua eventual resposta à crítica recebida. Com relação ao estudo da inserção das ideias de Bandura no cenário brasileiro, será realizado estudo empírico de levantamento em periódicos nacionais em busca de evidências de sua introdução em citações em artigos ao longo do tempo. A realização de tais estudos permitirá uma leitura inédita do diálogo entre duas vertentes teóricas, sem dúvida uma contribuição que extrapola o cenário nacional, na medida em que não se encontra análise semelhante à proposta na literatura de ambas as perspectivas psicológicas. Dessa maneira, a realização do projeto ora apresentado, se executado, trará avanços no conhecimento da história da psicologia, bem como oferecerá contribuições para a psicologia em geral. (AU)

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