Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da ressuscitação volêmica sobre a variabilidade da frequência cardíaca em modelo de choque hemorrágico em suínos

Processo: 12/00439-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:José Otávio Costa Auler Junior
Beneficiário:José Otávio Costa Auler Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Denise Aya Otsuki
Assunto(s):Anestesiologia  Choque hemorrágico  Frequência cardíaca  Suínos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Choque hemorrágico | fluidos | Suínos | Variabilidade da Freqüência Cardíaca | Anestesiologia

Resumo

A monitorização e a determinação do verdadeiro estado volêmico de pacientes submetidos a trauma/hemorragia por meio dos sinais vitais convencionais (frequência cardíaca, pressão arterial, saturação arterial de oxigênio) é complexo pelo fato de suas alterações serem tardias na progressão do trauma. A resposta compensatória a hemorragia é guiada pelo sistema nervoso autonômico simpático e parassimpático. A literatura vem demonstrando que variabilidade da frequência cardíaca (VFC) pode ser empregada para monitorização da resposta autonômica compensatória dos pacientes, podendo detectar a deterioração de sua reserva fisiológica, identificando pacientes com resposta compensatória inadequada. O objetivo primário deste estudo é avaliar o comportamento das medidas indiretas da VFC (LF/HF e HF) em suínos durante choque hemorrágico e após reposição volêmica com solução cristalóide. Serão utilizados 16 suínos jovens, submetidos a hemorragia de 60% da volemia e avaliados por um período de 60 minutos sem reposição volêmica. Após esse período, os animais os animais serão subdivididos em sobreviventes e não-sobreviventes. Os animais sobreviventes serão tratados com solução de Ringer lactato e avaliados por um período de 180 minutos. A hipótese a ser investigada neste estudo é que a disfunção autonômica seja relacionada ao fato de alguns pacientes não desenvolverem uma resposta compensatória adequada à hemorragia grave e que haja uma correlação positiva entre as medidas de variabilidade cardíaca, a progressão do choque hemorrágico e a reposição volêmica, de maneira que tais informações possam ser úteis clinicamente como indicadores precoces de sobrevivência na vigência de hemorragia severa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALOMAO, JR., EDGARD; OTSUKI, DENISE AYA; CORREA, ANDRE LUIS; FANTONI, DENISE TABACCHI; DOS SANTOS, FERNANDO; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA; COSTA AULER, JR., JOSE OTAVIO. Heart Rate Variability Analysis in an Experimental Model of Hemorrhagic Shock and Resuscitation in Pigs. PLoS One, v. 10, n. 8, . (12/00439-0)