Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento da mastite subclínica de ovelhas no período seco com antimicrobianos convencional e nanoparticulado

Processo: 12/03847-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Luiz Francisco Zafalon
Beneficiário:Luiz Francisco Zafalon
Instituição Sede: Embrapa Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mastite animal  Ovinos  Antibióticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antibiotico | Leite | Mastite subclínica | período seco | Mastite

Resumo

A mastite é considerada um entrave para a ovinocultura de corte devido aos prejuízos econômicos. Métodos de controle para a doença em rebanhos nacionais são pouco estudados e não existem protocolos de tratamento apropriados à espécie ovina. Objetiva-se estabelecer protocolo de tratamento contra a mastite subclínica com base na infusão intramamária de princípio ativo antimicrobiano no momento da secagem de ovelhas de aptidão para corte, em diferentes dosagens. Será determinada a eficiência da cloxacilina para a cura microbiológica da mastite subclínica, utilizada em duas dosagens distintas na forma convencional, 600mg e 100mg, e sob a forma nanoparticulada (100mg). O trabalho será realizado em rebanho experimental utilizando-se 75 ovelhas. Serão realizados exames clínicos nas estruturas dos tetos e coletadas amostras de leite para diagnóstico prévio da mastite subclínica com a utilização do California Mastitis Test (CMT) e contagem de células somáticas (CCS) e confirmação dos resultados com o uso do cultivo microbiológico, antes e após os tratamentos, os quais serão distribuídos nos seguintes grupos experimentais: G1 (Controle-positivo); G2 (Controle-negativo); G3 (infusão de 600mg cloxacilina); G4 (infusão de 100mg de cloxacilina); G5 (100mg de cloxacilina nanoparticulada). Os resultados serão analisados com o uso do teste de qui-quadrado e o teste exato de Fisher, na dependência dos valores encontrados, para comparar as taxas de cura nos diferentes grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAUL C.M. SANTANA; LUIZ FRANCISCO ZAFALON; HUMBERTO DE M. BRANDÃO; GUILHERME A.F. JUNIOR; LUCAS EDUARDO PILON; WALDOMIRO B. JUNIOR; RODRIGO GIGLIOTI; VANESSA CARLA F. MOSQUEIRA. Uso de antimicrobiano nanoparticulado para o tratamento da mastite subclínica de ovelhas de corte no período seco. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 36, n. 9, p. 826-830, . (12/03847-1)
ZAFALON, LUIZ FRANCISCO; FIM JUNIOR, GUILHERME APARECIDO; VASO, CAROLINA ORLANDO; DOS SANTOS LOPES, NAHRYDA SAMARA; APARECIDA VESCHI, JOSIR LAINE; MASCARENHAS SANTANA, RAUL COSTA. Influência dos estágios de lactação e ocorrência de chuvas sobre a mastite subclínica em ovelhas com aptidão para produção de carne. Ciência Rural, v. 46, n. 10, p. 1797-1803, . (12/03847-1)
ZAFALON, LUIZ FRANCISCO; MASCARENHAS SANTANA, RAUL COSTA; PILON, LUCAS EDUARDO; FIM JUNIOR, GUILHERME APARECIDO. Diagnosis of subclinical mastitis in Santa Ins and Morada Nova sheep in southeastern Brazil. TROPICAL ANIMAL HEALTH AND PRODUCTION, v. 48, n. 5, p. 967-972, . (12/03847-1)