Busca avançada
Ano de início
Entree

Subsídios à Integração de Ferramentas de Avaliação Automática e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem

Processo: 12/04352-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Draylson Micael de Souza
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/10670-9 - Subsídios à Integração de Ferramentas de Avaliação Automática e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem, BE.EP.DR
Assunto(s):Engenharia de software   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino e aprendizagem | Ferramentas de Avaliação Automática | Fundamentos de Programação | Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem | Engenharia de Software

Resumo

Experiências relacionadas ao uso de ferramentas de avaliação automática de trabalhos práticos de programação têm sido bastantes positivas, com benefícios tanto para os alunos como para os professores. No entanto, essas ferramentas dificilmente são utilizadas além das instituições em que foram criadas. A principal razão para isso está relacionada a questões de adaptação e rastreabilidade. Geralmente, é difícil para os professores identificar tais ferramentas e adapta-las às notações e metodologias que ele utiliza. Por outro lado, professores e intituições de ensino têm caminhado em direção ao uso de sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS). Nesse contexto, disciplinas de computação constituem um cenário interessante e produtivo para explorar a adoção, o uso, a experimentação e o aperfeiçoamento dos LMS's. No entanto, a maioria desses sistemas não são, por padrão, preparados de maneira adequada para atender às demandas de tais disciplinas. Neste sentido, pesquisas vêm sendo desenvolvidas a fim de explorar o aperfeiçoamento de LMS's especificamente para o ensino de conceitos de programação. Dentre as questões investigadas, destaque especial tem sido dado às ferramentas de avaliação automática de trabalhos de programação. O presente projeto tem como objetivo investigar e explorar a integração de ferramentas para avaliação automática de trabalhos de programação em LMS's. Desse modo, através de um LMS, o professor pode facilmente identificar e utilizar as ferramentas que melhor se adequem às notações e metodologias de sua disciplina ou que melhor forneçam as funcionalidades que deseja, sem a necessidade de uma prévia instalação e configuração. A ideia é estabelecer mecanismos capazes de minimizar os problemas associados ao acesso e utilização de tais ferramentas, incentivando e facilitando sua adoção por parte dos professores. Estudos de caso envolvendo cenários reais de ensino também deverão ser realizados a fim de validar os mecanismos estabelecidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, DRAYLSON MICAEL; KOLLING, MICHAEL; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Most Common Fixes Students Use To Improve The Correctness Of Their Programs. 2017 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 9-pg., . (15/10670-9, 12/04352-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Draylson Micael de. Subsídios à integração de ferramentas de avaliação automática e sistemas de gerenciamento de aprendizagem. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.