Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma propriedade topológica nova como a medida de robustez de redes regulatórias

Processo: 12/06564-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 20 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Anatoli Iambartsev
Beneficiário:Anatoli Iambartsev
Pesquisador Anfitrião: Andrey Morgun
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Oregon State University (OSU), Estados Unidos  
Assunto(s):Biologia molecular   Redes reguladoras de genes   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:casualidade | redes regulatórias | Systems biology/ Bioinformatics

Resumo

O crescimento da biologia molecular avançou de tal modo que podemos medir a expressão de milhares de genes. No entanto, apenas a expressão de medição de múltiplos genes individuais é insuficiente para descrever questões de sistemas, tais como doenças complexas. Para relacionar a expressão do gene para estados fisiológicos (doença) e variáveis ambientais de um organismo, temos que utilizar redes de expressão gênica. Estas redes permitem a identificação mais inteligente dos subtipos moleculares de doenças e alvos moleculares para o tratamento. No entanto, a reconstrução de redes de expressão gênica não é realizada facilmente. A construção de redes de expressão de genes fiáveis com os métodos atuais requer grandes conjuntos de dados ou descarta grande parte dos dados para reduzir os falsos positivos. Apesar de taxa de descobertas falsas (FDR) é o mais popular procedimento de correção múltiplas hipóteses para inferências de rede, FDR é um procedimento conservador e faz uma suposição inapropriada de independência para redes de genes. Sequentemente, ele tende a ter uma alta taxa de falsos negativos (isto é, de baixo poder) e requer grandes tamanhos de amostra, a fim de ter a certeza sobre uma rede reconstruída. Neste projeto iremos investigar um novo método, que não faz suposição de independência, com base na propriedade co-regulação de uma rede de expressão gênica, nós descobrimos, (dentro de uma classe de amostras dois genes "up" ou dois "down" regulados são positivamente correlacionados e dois genes "up"/"down" regulados são negativamente correlacionados). Enquanto o método FDR tem sido útil e os seus inconvenientes tolerável; um novo método proposto melhor se adapta a redes de genes e pode produzir resultados mais uteis é altamente necessário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMBARTSEV, ANATOLY; PERLIN, MICHAEL A.; KOVCHEGOV, YEVGENIY; SHULZHENKO, NATALIA; MINE, KARINA L.; DONG, XIAOXI; MORGUN, ANDREY. Unexpected links reflect the noise in networks. BIOLOGY DIRECT, v. 11, . (12/06564-0)