Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos da infertilidade causada por gossipol em ratos e efeito protetor da vitamina e

Processo: 12/08668-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Fábio Erminio Mingatto
Beneficiário:Andréia Tieme de Santana
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade   Vitamina E   Gossipol   Estresse oxidativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse oxidativo | fertilidade | gossipol | vitamina E | Bioquímica Toxicológica

Resumo

O farelo do algodão (Gossypium sp) representa mundialmente a segunda mais importante fonte ou suplemento protéico disponível para a alimentação animal, ultrapassada apenas pela soja. O gossipol é uma substância fenólica tóxica presente na semente de algodão que tem mostrado reduzir a fertilidade em animais de produção. Neste sentido, é essencial elucidar as características toxicológicas do gossipol, afim de que o farelo de algodão possa ser utilizado de forma segura pelos produtores, sem prejudicar o desempenho dos animais. Em função destes aspectos este trabalho tem o objetivo de avaliar os efeitos do gossipol sobre a produção de espermatozóides de ratos incluindo avaliação de danos causados no homogenato e nas mitocôndrias isoladas de testículos, além de analisar a ação da vitamina E na inibição dos efeitos tóxicos do gossipol. Serão utilizados 4 grupos com 6 animais cada, sendo eles G1(controle): animais tratados com óleo de canola ; G2(TG): receberá solução de Gossipol Ácido Acético dissolvido em óleo de canola como veículo (10 mg/kg de peso vivo); G3(TE): receberá solução contendo vitamina E dissolvida em óleo de canola como veículo (100 mg/kg de peso vivo); G4(TG+E) receberá solução de Gossipol Ácido Acético (10 mg/kg de peso vivo) e solução contendo vitamina E (100 mg/kg de peso vivo). O tratamento terá duração de duas semanas e ao final serão realizadas análises de concentração de espermatozóides, atividade das enzimas glutationa peroxidase (GPx) e glutationa redutase (GR), determinação dos níveis de GSH e GSSG, avaliação da lipoperoxidação e determinação de grupos tióis de proteínas no homogenato dos testículos, além da respiração mitocondrial, potencial de membrana e síntese de ATP em mitocôndrias isoladas de testículo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTANA, ANDREIA T.; GUELFI, MARIELI; MEDEIROS, HYLLANA C. D.; TAVARES, MARCO A.; BIZERRA, PAULO F. V.; MINGATTO, FABIO E.. Mechanisms involved in reproductive damage caused by gossypol in rats and protective effects of vitamin E. Biological Research, v. 48, . (12/08668-8, 12/22684-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTANA, Andréia Tieme de. Mecanismos da infertilidade causada por Gossipol em ratos e efeito protetor da vitamina E. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.