Busca avançada
Ano de início
Entree

Implicações biomecânicas na marcha com suporte parcial de peso corporal em superfícies fixa e móvel

Processo: 12/14634-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Marcela Regina de Camargo
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Força de reação do solo   Cinemática   Locomoção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinematica | Força de reação do solo | instrumentalização | locomoção | palmilhas sensorizadas | Biomecânica

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo comparar os aspectos espaço-temporais, dados cinemáticos e cinéticos, a ativação eletromiográfica e a coordenação inter e intra membros de adultos sadios deambulando com o sistema de suporte de parcial de peso corporal em piso fixo e em esteira motorizada. Vinte adultos, com idade entre 18-25 anos, serão recrutados para participar do estudo. Os participantes realizarão a marcha em piso fixo e em esteira, com sistema parcial de peso corporal (zero e 30% de alívio do peso corporal). As variáveis espaço-temporais (velocidade média de locomoção, comprimento do passo, comprimento e velocidade da passada e cadência); a amplitude dos ângulos articulares (quadril, joelho e tornozelo) e, segmentares (tronco, coxa, perna e pé) durante o ciclo do andar; a força de reação do solo (integral, pico de força e tempo do pico); a atividade eletromiográfica (erro quadrático médio e tempo de ativação) dos músculos reto femoral, tensor da fáscia lata e gastrocnêmio medial durante a fase de apoio; a coordenação inter e intra membros (retrato, ângulo de fase e fase relativa) durante toda a passada, serão obtidas e comparadas entre as condições de piso e de alívio de peso corporal. Pelo menos três ciclos intermediários de cada repetição do andar (passadas) serão considerados para análise. Cada ciclo do andar será definido a partir de dois contatos sucessivos do mesmo pé no chão. Para verificar possíveis diferenças entre as porcentagens de alívio de peso e tipo de superfície, serão utilizadas análises de multivariância (MANOVA), tendo como fatores alívio de peso e tipo de superfície, estes tratados como medidas repetidas, e como variáveis dependentes os valores das variáveis para cada grupo de medidas. Quando necessário, análises univariadas (ANOVA) e testes post hoc de Tukey serão empregados (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARELA, ANA M. F.; DE FREITAS, PAULO B.; CELESTINO, MELISSA L.; CAMARGO, MARCELA R.; BARELA, JOSE A.. Ground reaction forces during level ground walking with body weight unloading. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 18, n. 6, p. 572-579, . (12/14634-9, 10/15218-3, 09/15003-0)