Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de diferentes intensidades de exercício físico agudo sobre o eixo neuroimunoendocrino de indivíduos com lesão medular

Processo: 12/16086-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Marco Túlio de Mello
Beneficiário:Eduardo da Silva Alves
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Traumatismos da medula espinal   Exercício físico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:exercício físico | lesão medular | Neuroimunoendocrino | Exercício Físico

Resumo

Segundo a Organização Mundial da Saúde, deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Estima-se que 15% da população mundial tenha algum tipo de deficiência. Devido à elevada incidência e custos envolvidos no diagnóstico, tratamento, reabilitação e suporte destes pacientes, esta condição representa um grande problema sócio-econômico. Além das modificações locomotoras e sensitivas implicadas pela lesão medular, essa população apresenta diversas alterações hormonais, metabólicas e imunológicas. O exercício físico é uma terapia não farmacológica que representa uma das principais formas de tratamento para a reabilitação de indivíduos com lesão medular. Também é conhecido pelo seu efeito anti-inflamatório e por promover alterações no metabolismo de carboidratos e gorduras. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos de diferentes intensidades de exercício físico sobre parâmetros inflamatórios, imunológicos e bioquímicos em indivíduos lesados medulares. A amostra consistirá em 20 voluntários do sexo masculino com lesão medular traumática completa entre as vértebras T7 a L1. Os voluntários executarão três sessões de exercício físico em diferentes intensidades, mas com o mesmo gasto energético. Serão realizadas coletas de sangue antes e imediatamente após as sessões de exercício físico para análise dos parâmetros neuroimunoendócrinos. Nós acreditamos que o exercício físico agudo provoca um aumento na atividade simpática, sendo que essa resposta é intensidade-dependente, promovendo um aumento plasmático das catecolaminas, modulando assim o eixo neuroimunoendócrino em indivíduos com lesão medular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, EDUARDO S.; SANTOS, RONALDO V.; DA SILVA, FRANCIELE RUIZ; LIRA, FABIO S.; LIMA, GISCARD; OYAMA, LILA; TUFIK, SERGIO; DE MELLO, MARCO TULIO. Effects Of Different Intensities Of Acute Exercise On Systemic Markers Of Inflammation In Paraplegic Athletes.. MEDICINE AND SCIENCE IN SPORTS AND EXERCISE, v. 47, n. 5, p. 1-pg., . (12/16086-9)