Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do metamorfismo da Faixa Móvel Aguapeí e sua relação com a gênese dos depósitos de ouro da região de Pontes e Lacerda - MT.

Processo: 12/17432-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Marcos Aurelio Farias de Oliveira
Beneficiário:Rodrigo Prudente de Melo
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ouro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Depósito Ernesto | Depósito Pau-a-Pique | Faixa Móvel Aguapeí | Metassedimentos | Ouro | Pontes e Lacerda | Petrologia e Metalogênese

Resumo

Na região de Pontes e Lacerda, Oeste do Estado do Mato Grosso, existem numerosas ocorrências e depósitos de ouro, formados ao longo de uma faixa móvel de direção NNW - SSE denominada Faixa Móvel Aguapeí, que se desenvolveu durante a Orogênese Sunsás. A região possui um longo histórico na exploração de ouro e nos últimos anos tem ganhado importância econômica com a entrada em atividade de duas minas e a abertura de mais duas. Entretanto são poucos os trabalhos científicos na área que abordam a metalogênese desses depósitos bem como a geologia em escala de maior detalhe. Neste contexto, esta proposta de pesquisa visa definir os processos metalogenéticos responsáveis pela formação dos depósitos auríferos da região de Pontes e Lacerda (MT), com ênfase particular no papel do metamorfismo como fonte de fluido e energia para o sistema mineralizador, tentando abordar a metalogênese desses depósitos sobre um ponto de vista de processos. Para isso, intenciona-se estudar o metamorfismo da faixa móvel Aguapeí e a metalogênese de dois depósitos (Ernesto e Pau-a-Pique) que foram selecionados como estudos de caso por se encontrarem hospedados em diferentes litotipos e em diferentes contextos estruturais. A metodologia proposta envolve o detalhamento de mapas geológicos e da geologia estrutural da área de estudo, seguido por petrografia em luz transmitida e luz refletida dos minerais de minério e metamórficos, análise química de minerais de minério e metamórficos, execução de cálculos geotermobarométricos, estudo de inclusões fluida e geoquímica isotópica, que envolve geocronologia do evento metamórfico e de mineralização bem como análise de isótopos estáveis dos minerais de alteração hidrotermal. Espera-se como resultado principal da pesquisa definir um modelo da evolução metamórfica da Faixa Móvel Aguapeí na região de Pontes e Lacerda (MT) com implicações na metalogênese do ouro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO, RODRIGO PRUDENTE; FARIAS DE OLIVEIRA, MARCOS AURELIO; GOLDFARB, RICHARD J.; JOHNSON, CRAIG A.; MARSH, ERIN E.; XAVIER, ROBERTO PEREZ; DE OLIVEIRA, LEANDRO ROCHA; MORGAN, LEAH E.. Early Neoproterozoic Gold Deposits of the Alto Guapore Province, Southwestern Amazon Craton, Western Brazil. ECONOMIC GEOLOGY, v. 117, n. 1, p. 127-163, . (12/17432-8, 13/22082-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Rodrigo Prudente de. Caracterização do metamorfismo da Faixa Móvel Aguapeí e sua relação com a gênese dos depósitos de ouro da Região de Pontes e Lacerda - MT. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.