Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e estudo de propriedades coloidais e de superfície de esmectita pilarizada com alumínio

Processo: 12/19270-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Antonio Carlos de Azevedo
Beneficiário:Lucas Resmini Sartor
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Mineralogia do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pilarização | Propriedades coloidais e de superfície | Mineralogia do solo

Resumo

O emprego de técnicas capazes de modificar propriedades químicas e estruturais de minerais de argila, em especial filossilicatos, é amplamente difundido na área da química industrial, apresentando, também, elevado potencial de aplicação nas áreas agrícola e ambiental. Neste contexto destacam-se os filossilicatos 2:1 expansíveis, amplamente explorados devido às propriedades coloidais marcantes que apresentam. No solo, estes minerais de argila podem sofrer um processo natural de deposição de polímeros nas entrecamadas, processo que pode ser realizado em laboratório através da técnica da pilarização, a qual permite a deposição destes polímeros em meio controlado nas entrecamadas dos filossilicatos, seguido de calcinação. Este processo promove alto potencial de aplicação às argilas modificadas devido alterações nas propriedades coloidais de superfície das mesmas, proporcionando elevada capacidade de adsorção e catálise heterogênea do material intercalado. A fim de estudar as propriedades coloidais e de superfície de argilas pilarizadas, utilizando o alumínio como metal precursor do agente pilarizante, serão utilizadas técnicas de titulação potenciométrica, difratometria de raios X, fluorescência de raios X e espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier e determinação da capacidade de troca de cátions e área superficial específica, com o objetivo de 1) avaliar as propriedades coloidais de superfície de esmectita pilarizada com alumínio, dando continuidade aos ensaios realizados no projeto anterior (FAPESP 2008 08257-2); 2) desenvolver/adaptar técnicas de titulação de argila para caracterização da acidez superficial dos minerais de argila, juntamente com espectroscopia na região do infravermelho médio, avaliando como a reatividade das argilas é alterada pelo processo pilarização; 3) avaliar a viabilidade de utilização de filossilicatos pilarizados, provenientes de depósito bentonítico nacional, como material de uso agrícola e ambiental.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARTOR, LUCAS RESMINI; DE AZEVEDO, ANTONIO CARLOS; PUGLIESE ANDRADE, GABRIEL RAMATIS. Study of colloidal properties of natural and Al-pillared smectite and removal of copper ions from an aqueous solution. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY, v. 36, n. 6, p. 786-795, . (12/19270-5, 08/08257-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARTOR, Lucas Resmini. Síntese e estudo de propriedades coloidais de esmectita pilarizada com polihidroxicátion de alumínio. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.