Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de níveis de proteína digestível para girinos de rã-touro através de curva de crescimento

Processo: 12/23260-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Marta Verardino de Stéfani
Beneficiário:Donovan Filipe Henrique Pinto
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ranicultura   Girinos   Curvas de crescimento   Lithobates catesbeianus   Rã-touro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curva de crescimento | Girino | Lithobates catesbeianus | proteína digestível | rã-touro | Ranicultura

Resumo

Para a ranicultura atingir índices satisfatórios de produção é primordial que o setor de girinos gere animais saudáveis e homogêneos. Fator culminante neste processo é uma dieta adequada que atendam as exigências nutricionais dos girinos. A utilização de proteína digestível restringe o animal a receber apenas a quantia necessária de proteína para seu desenvolvimento saudável. Este estudo propõe determinar o nível de proteína digestível (PD) ideal que proporcione o melhor desempenho e saúde dos girinos, testando os níveis de 21, 23, 25, 27, 29 e 31% PD, analisados por meio de curvas de crescimento não-linear e análises histológicas do fígado e rim. Para isso, serão utilizados 9120 girinos de rã-touro, distribuídos em 24 caixas experimentais em um delineamento inteiramente casualizado (DIC), contendo seis tratamentos e com quatro repetições. Biometrias serão realizadas a cada 10 dias para o cálculo de ganho de peso, conversão alimentar, taxa de crescimento específico, taxa de eficiência proteica e avaliações da composição corporal dos girinos (proteína, extrato etéreo, cinzas e matéria seca). Análises histológicas do fígado e rim serão realizadas no início, meio e final do período experimental. O modelo não-linear adotado para descrever as curvas de crescimento nos parâmetros do peso, morfométrico e o consumo da dieta dos girinos será o de Gompertz. Tais informações serão importantes para gerar diretrizes para determinar as exigências dos demais nutrientes, possibilitando a formulação de uma dieta específica para girinos de rã-touro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, DONOVAN F. H.; MANSANO, CLEBER F. M.; DE STEFANI, MARTA V.; PEREIRA, MARCELO M.. Optimal digestible protein level for bullfrog tadpoles. Aquaculture, v. 440, p. 12-16, . (12/23260-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Donovan Filipe Henrique. Avaliação de níveis de proteína digestível para girinos de rã-touro. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.