Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação do estado nutricional relativo ao zinco em pré-escolares e sua relação com a expressão de genes codificantes de proteínas transportadoras de zinco

Processo: 12/24762-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Silvia Maria Franciscato Cozzolino
Beneficiário:Silvia Maria Franciscato Cozzolino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Bruna Zavarize Reis
Assunto(s):Minerais na dieta  Zinco  Deficiência de zinco  Expressão gênica  Proteínas de transporte  Estado nutricional  Pré-escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pré-escolares | Transportadores de zinco | zinco | Minerais

Resumo

A deficiência de zinco é considerada uma das deficiências nutricionais de maior importância epidemiológica, possuindo grandes repercussões no contexto da saúde pública em todo o mundo. Acredita-se que aproximadamente um terço de toda a população mundial possa apresentar deficiência de zinco. Vários métodos podem ser utilizados na avaliação do estado nutricional do indivíduo relativo ao zinco, destacando-se a avaliação do mineral no plasma e no eritrócito. No entanto, estas avaliações não detectam o estado subclínico de deficiência de zinco em indivíduos, devido principalmente à eficiente homeostase deste mineral. Avanços metodológicos na avaliação de aspectos moleculares constituem uma nova ferramenta para a investigação do estado nutricional dos indivíduos relativo ao zinco, por meio da avaliação da expressão gênica tanto das proteínas transportadoras quanto das proteínas dependentes de zinco, destacando-se a metalotioneína e os transportadores ZnT1 (SLC30A1) e ZIP4 (SLC39A4). O objetivo desse trabalho é avaliar o estado nutricional relativo ao zinco de pré-escolares e sua relação com a expressão de genes codificantes de proteínas transportadoras de zinco. Para isso será realizado um estudo com crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos e 11meses) em creches filantrópicas de período integral da cidade de Aracaju, Sergipe. Serão realizadas avaliações bioquímicas, antropométricas e de consumo alimentar. O estado nutricional das crianças relativo ao zinco será avaliado no eritrócito e no plasma e através da expressão gênica de metalotioneínas e de proteínas transportadoras de zinco. Serão realizados testes estatísticos específicos para análise e correlação dos dados obtidos, adotando-se um nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMONDES, KALUCE G. S.; CARDOSO, BARBARA R.; COMINETTI, CRISTIANE; NOGUEIRA, NADIR N.; MARREIRO, DILINA N.; OLIVEIRA, TIAGO F.; LOUREIRO, ANA P. M.; COZZOLINO, SILVIA M. F.. The redox balance of healthy Brazilian adults is associated with GPX1 Pro198Leu and-602A/G polymorphisms, selenium status, and anthropometric and lifestyle parameters. FOOD & FUNCTION, v. 9, n. 10, p. 5313-5322, . (12/24762-4)
REIS, BRUNA ZAVARIZE; DOS SANTOS VIEIRA, DIVA ALIETE; MAYNARD, DAYANNE DA COSTA; DA SILVA, DANIELLE GOES; MENDES-NETTO, RAQUEL SIMOES; FRANCISCATO COZZOLINO, SILVIA MARIA. Zinc nutritional status influences ZnT1 and ZIP4 gene expression in children with a high risk of zinc deficiency. JOURNAL OF TRACE ELEMENTS IN MEDICINE AND BIOLOGY, v. 61, . (12/24762-4)