Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de um estímulo nociceptivo inflamatório persistente acompanhado ou não de analgesia com opióide sobre a neurogênese hipocampal, morte celular, aprendizagem e comportamento de ansiedade em ratos

Processo: 12/50325-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ana Teresa Figueiredo Stochero Leslie
Beneficiário:Ana Teresa Figueiredo Stochero Leslie
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pediatria  Neonatologia  Dor nociceptiva  Neurogênese  Hipocampo  Morte celular  Ansiedade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Neonatologia | Pediatria

Resumo

A dor neonatal tem sido associada a consequências neuro comportamentais a longo prazo em recém nascidos prematuros, porém seus reais efeitos no sistema nervoso ainda não estão elucidados. Objetivo: avaliar possíveis consequências da dor, acompanhada ou não de analgesia, sobre a neurogênese hipocampal, morte celular, comportamento de ansiedade e aprendizagem em ratos. Método: trata se de uma estudo experimental, controlado, em modelo animal, sendo a dor desencadeada por um estímulo nociceptivo inflamatório persistente, por meio da injeção do adjuvante completo de Freund no subcutâneo da pata esquerda, no primeiro dia de vida. A analgesia será realizada por meio da injeção intra peritoneal diária de fentanyl do primeiro ao sexto dia de vida. Desfechos: A neurogênese no giro denteado do hipocampo será avaliada por meio da bromodeoxyuridina e do "neuronal nuclear antigen" (NeuN). Serão estudadas a sobrevida celular e proliferação celulares na idade jovem e na idade adulta. Morte celular: imunohistoquímica para caspase-3 e TUNEL. Conseqüências em longo prazo no comportamento e na aprendizagem: testes em campo aberto, labirinto em cruz elevado e no labirinto aquático de Morris. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REGO, DEBORA DA SILVA BANDEIRA; PIRES, JAIME MOREIRA; FORESTI, MAIRA LICIA; MELLO, LUIZ; LESLIE, ANA TERESA FIGUEIREDO STOCHERO. Does neonatal manipulation on continuous or alternate days change maternal behavior?. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL NEUROSCIENCE, . (12/50325-0)
REGO, DEBORA DA SILVA BANDEIRA; PIRES, JAIME MOREIRA; FORESTI, MAIRA LICIA; MELLO, LUIZ; LESLIE, ANA TERESA FIGUEIREDO STOCHERO. Does neonatal manipulation on continuous or alternate days change maternal behavior?. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL NEUROSCIENCE, v. 81, n. 8, p. 759-765, . (12/50325-0)