Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espacial da incidência de dengue e da infestação por Aedes sp. em Araraquara, São Paulo: análises retrospectiva, prospectiva e fatores condicionantes

Processo: 13/02338-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Adriano Mondini
Beneficiário:Aline Chimello Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/24821-9 - Epidemiologia espacial da dengue em Araraquara, Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Geoestatística   Epidemiologia   Distribuição espacial   Controle de doenças transmissíveis   Dengue   Araraquara (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aedes sp | Controle | Dengue | Geoestatística | Infestação | vigilância | Epidemiologia

Resumo

A dengue é uma doença febril que atinge milhares de pessoas todos os anos e é considerada um grande problema de saúde pública. A cidade de Araraquara foi infestada pelo vetor há quase 30 anos e o município vem apresentando um aumento no número de casos notificados da doença. Ferramentas como Sistemas de Informações Geográficas (SIG), regressão espacial e geoestatística têm permitido aos pesquisadores entender a distribuição espacial do vetor e da doença, além de conhecer os possíveis fatores de risco. O objetivo do presente trabalho é conhecer espacialmente a distribuição dos casos de dengue e da infestação pelo vetor na cidade de Araraquara - São Paulo nos anos de 2008 a 2012, e verificar a tendência desses índices nos anos de 2013 a 2015. Também será possível levantar variáveis explicativas para a incidência de dengue (dentre elas, as varáveis socioeconômicas, demográficas, ambientais e climáticas). Além disso, o estudo permitirá verificar no espaço e no espaço-tempo, possíveis aglomerados de casos de dengue além de analisar o que ocorre nesses locais em relação ao restante do município. Para tanto, serão realizadas análises de interpolação estatística com geração de mapas contendo as incidências e infestação vetorial por período estudado. Uma análise de regressão espacial será realizada e permitirá levantar, entre diversas variáveis independentes, aquelas mais úteis na previsão da ocorrência de dengue. Para detectar aglomerados de casos de dengue, utilizaremos a técnica estatística de Scan. Dessa forma, a realização deste estudo permitirá entender o comportamento da dengue em Araraquara ao longo dos anos e direcionar medidas de prevenção, controle e vigilância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, ALINE CHIMELLO; NETO, FRANCISCO CHIARAVALLOTI; MONDINI, ADRIANO. Dengue em Araraquara, SP: epidemiologia, clima e infestação por Aedes aegypti. Revista de Saúde Pública, v. 52, . (13/02338-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Aline Chimello. Epidemiologia espacial da dengue em Araraquara, São Paulo, 2008 a 2015. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.