Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da iodotironina desiodase tipo 3 no modelo de hipóxia-isquêmica em camundongos

Processo: 13/09148-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Miriam Oliveira Ribeiro
Beneficiário:Cícera Pimenta Marcelino
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia endócrina   Hormônios tireóideos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipóxia-Isquêmica | hormônio tireoideano | Iodotironina desiodase tipo 3 | Fisiologia Endócrina

Resumo

Os hormônios tireoideanos (HT) são fundamentais para a manutenção de diferentes parâmetros fisiológicos e extremamente importantes para o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC). O processo de conversão de T4 em T3, denominado desiodação, é realizado pelas enzimas D1, D2 e D3, as quais possuem a importante função de promover a ativação ou inativação do hormônio tireoideano segundo as necessidades específicas dos tecidos. A D3 é responsável por evitar a formação de T3 a partir do T4 e sua expressão é pouco detectada após o nascimento. No entanto, em tecidos submetidos a condições fisiopatológicas relacionadas à ocorrência da hipóxia, como acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio, observa-se aumento pronunciado da expressão da enzima D3, o que pode resultar em hipotireoidismo local. Dessa forma, nossa hipótese contempla a possibilidade de que o aumento na expressão da D3 minimize as consequências negativas da diminuição da oferta de oxigênio ao tecido, constituindo um mecanismo protetor. Assim, iremos determinar, por imunohistoquímica, a expressão da D3, do HIF-1± e da Neuroglobina, o RNAm e a expressão de proteínas, por PCR em tempo real e Western Blotting, de genes e proteínas reconhecidamente regulados pelo T3 no SNC de camundongos selvagens submetidos à hipóxia-isquêmica. A fim de compreender se esse efeito, de fato, protege o SNC, iremos repetir os experimentos em camundongos que não expressam o gene DIO3 (HtzKOD3) neste tecido.Palavras-chave: Iodotironina desiodase tipo 3; Hormônio tireoideano; Hipóxia-isquêmica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELINO, CICERA P.; MCANINCH, ELIZABETH A.; FERNANDES, GUSTAVO W.; BOCCO, BARBARA M. L. C.; RIBEIRO, MIRIAM O.; BIANCO, ANTONIO C.. Temporal Pole Responds to Subtle Changes in Local Thyroid Hormone Signaling. JOURNAL OF THE ENDOCRINE SOCIETY, v. 4, n. 11, . (13/09148-0)