Busca avançada
Ano de início
Entree

Remineralização e demineralização erosiva do esmalte considerando diferentes tempos de ação salivar e dispositivos intrabucais: estudo in situ

Processo: 13/15765-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Daniela Rios Honório
Beneficiário:Fernanda Lyrio Mendonça
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Remineralização dentária   Desmineralização do dente   Erosão dentária   Esmalte dentário   Saliva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desmineralização Dentária | erosão dentária | In situ | remineralização dentária | saliva | Odontopediatria

Resumo

O potencial protetor da saliva tem sido descrito na literatura como um importante fator que influencia na patogênese da erosão dentária. O objetivo desse trabalho será avaliar o efeito remineralizador in situ da saliva sobre lesões iniciais de erosão e a capacidade protetora da mesma em relação à desmineralização erosiva do esmalte, por meio da utilização de dispositivos intrabucais palatino e mandibular em diferentes tempos de avaliação (30 min, 1h, 2h e 12h). Este estudo será dividido em dois subprojetos, um com número amostral de 10 voluntários e outro com amostra a ser determinada após estudo piloto. No subprojeto I, após a avaliação da dureza de superfície inicial, os blocos de esmalte serão desmineralizados in vitro (ácido cítrico 0,05 M por 2 min), selecionados e divididos aleatoriamente em 2 dispositivos (palatino e mandibular, pois serão utilizados dois espécimes por dispositivo e a análise dos tempos será realizada no mesmo bloco). Durante a etapa in situ, os voluntários serão orientados a utilizar os dispositivos palatino e mandibular durante o período máximo de 12 horas, de modo que após cada período de tempo pré-determinado (30 min, 1h, 2h e 12h), o dispositivo será removido da cavidade bucal para retirada dos blocos de esmalte e avaliação imediata da dureza superficial (dureza de superfície pós remineralização). No subprojeto II, blocos de esmalte, selecionados pela Dureza de Superfície Inicial (SMH inicial) serão distribuídos aleatoriamente em 8 grupos, com dois blocos por grupo (de acordo com o tipo de dispositivo intrabucal e o tempo de formação da película adquirida). Na etapa in situ, caso seja possível utilizar os dispositivos palatino e mandibular ao mesmo tempo, serão 4 fases cruzadas com intervalo de 2 dias entre elas, sendo que em cada fase será avaliado um grupo em estudo, nos quais variará o tempo de permanência dos blocos de esmalte in situ (30 min, 1h, 2h e 12h). Após a remoção dos blocos de esmalte dos dispositivos, os mesmos serão submetidos a desmineralização erosiva inicial (ácido cítrico 0,05 M, por 2 min) e em seguida a dureza superficial será reavaliada. Em ambos os subprojetos, os resultados serão submetidos à análise estatística apropriada, considerando os fatores estudados. O nível de significância adotado em todos os testes será de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDONCA, FERNANDA LYRIO; JORDAO, MAISA CAMILLO; IONTA, FRANCINY QUEROBIM; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; HONORIO, HEITOR MARQUES; WANG, LINDA; RIOS, DANIELA. In situ effect of enamel salivary exposure time and type of intraoral appliance before an erosive challenge. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 21, n. 8, p. 2465-2471, . (13/15765-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDONÇA, Fernanda Lyrio. Remineralização e desmineralização erosiva do esmalte considerando diferentes tempos de ação salivar e dispositivos intrabucais: estudo in situ. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.