Busca avançada
Ano de início
Entree

Protocolos para derivação de critérios de qualidade da água para dessedentação de animais e recreação: subsídios para a regulamentação nacional

Processo: 13/16887-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Gisela de Aragão Umbuzeiro
Beneficiário:Simone Valente Campos
Instituição Sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Legislação sanitária   Critérios de qualidade da água
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:critérios de qualidade da água | dessedentação de animais | Legislação | recreação | Toxicologia e Análises Toxicológicas

Resumo

Os padrões de qualidade da água constantes das normas legais brasileiras são fundamentados em dados obtidos de agências ou organismos internacionais ou de outros países, que apresentam diferenças em relação ao Brasil nos cenários de exposição e política de gestão pública. Por outro lado, a contradição dos padrões entre as normas brasileiras vigentes que preveem os mesmos usos da água e a falta de transparência em relação à forma como esses critérios foram estabelecidos pode gerar conflitos e inapropriada gestão dos recursos hídricos. Protocolos para o estabelecimento de métodos para derivação dos critérios de qualidade da água para o consumo humano e proteção da biota aquática já foram desenvolvidos. Entretanto, ainda há uma lacuna no que diz respeito aos demais usos da água. A atividade pecuária constitui uma das bases da economia brasileira. A água de boa qualidade para os animais é importante para a conservação da saúde do animal, para garantia da oferta de alimentos seguros e a economia relativa à produção de alimentos. Adicionalmente, em face de suas riquezas naturais, o Brasil possui um grande número de atrativos hídricos como lagos, rios, quedas d'água e praias, tornando-se fundamental o monitoramento adequado da qualidade desses ambientes aquáticos, como garantia do seu uso para finalidade de lazer e turismo. O objetivo deste projeto é criar protocolos de derivação de critérios de qualidade da água destinada à dessedentação de animais e recreação, utilizando dados e cenários nacionais, e aplicá-los para nitrato e para os agrotóxicos considerados prioritários. Assim pretende-se subsidiar políticas públicas, contribuindo para a garantia da qualidade da água destinada aos animais e humanos, considerando os aspectos sócio-econômicos e a realidade nacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENTE-CAMPOS, SIMONE; SPRY, DOUGLAS J.; PASCALE PALHARES, JULIO CESAR; JAKOMIN RUDEZ, LUZ MARINA; UMBUZEIRO, GISELA DE ARAGAO. Critical issues and alternatives for the establishment of chemical water quality criteria for livestock. REGULATORY TOXICOLOGY AND PHARMACOLOGY, v. 104, p. 108-114, . (13/16887-4)