Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do letrozole no hipotálamo e gônadas de cutias durante as fases do desenvolvimento sexual de machos e fêmeas

Processo: 13/22708-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antônio Chaves de Assis Neto
Beneficiário:Maria Angélica Machado Arroyo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Animais silvestres   Aromatase   Hipotálamo   Estrógenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Animais Silvestres | Aromatase | Cyp19 | estrogenos | Hipotálamo | qPCR | Biologia da Reprodução

Resumo

Devido à facilidade de reprodução em cativeiro e ao potencial para criação zootécnica, o preá (Galea spixii) vem sendo objeto de diversos estudos. Por isso, também é importante a compreensão dos mecanismos moleculares e enzimáticos ligados à sua reprodução. A enzima citocromo P450 aromatase desempenha um papel importante na conversão de estrógenos a partir de andrógenos. O gene que controla esta conversão é o CYP19, que também é encontrado no cérebro e gônadas de diversas espécies de animais domésticos, estando relacionado às zonas de aromatização do cérebro, ao dimorfismo e ao comportamento sexual. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo estabelecer bases moleculares para compreender o comportamento esteroidogênico nas gônadas e o papel da aromatização no cérebro de preá macho e fêmea. Para este estudo serão analisados dois grupos de animais nas seguintes fases do desenvolvimento sexual: impúbere, pré-púbere, púbere e adultos, sendo que o segundo grupo experimental será administrado com o inibidor de aromatase letrozol. Para ambos serão coletadas as regiões hipotalâmicas, os testículos, ovários e as adrenais nas diferentes fases do desenvolvimento sexual. Os tecidos serão analisados quanto ao seu comportamento histométrico, os níveis de expressão da P450 aromatase e expressão gênica do CYP19. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARROYO, MARIA ANGELICA MACHADO; SANTOS, PAULO RAMOS DA SILVA; DE OLIVEIRA, MOACIR FRANCO; NETO, ANTONIO CHAVES DE ASSIS. Prolonged use of letrozole causes morphological changes on gonads in Galea spixii. ANIMAL REPRODUCTION, v. 18, n. 2, . (13/22708-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARROYO, Maria Angélica Machado. Efeito do letrozol no hipotálamo e gônadas de preás durante o desenvolvimento sexual. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.