Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento de receptores do sistema nervoso central na hiperagesia muscular: papel dos receptores P2X3, AMPA e NMDA

Processo: 13/23448-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Carlos Amilcar Parada
Beneficiário:Aline Carolina Salgado Marques
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/11064-4 - Desenvolvimento de um novo modelo de hiperalgesia muscular e estudo do envolvimento dos receptores P2X3 e p2X2/3 na hiperalgesia muscular, AP.JP
Assunto(s):Sistema nervoso central   Inflamação   Hiperalgesia   Contração isométrica   Dor   N-metilaspartato
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ampa | Hiperalgesia | Mecanismos centrais | Nmda | P2X3 | Dor e Inflamação

Resumo

Recentemente desenvolvemos um novo modelo de hiperalgesia muscular induzido por contração isométrica sustentada do músculo gastrocnêmio de ratos. Demonstramos que essa resposta hiperalgésica está associada a um processo inflamatório mediado por prostaglandinas, aminas simpatomiméticas, migração de neutrófilos e ATP endógeno via ativação de receptores P2X3. Apesar de termos demonstrado alguns dos mecanismos periféricos envolvidos nessa resposta, os mecanismos centrais ainda não foram estudados. Considerando-se que as alterações bioquímicas e neuroplásticas do Sistema Nervoso Central (SNC) são determinantes para a transição da dor aguda para a dor crônica, o objetivo desse estudo é avaliar o envolvimento dos receptores P2X3, AMPA e NMDA presentes no SNC nessa resposta hiperalgésica. Para isso, testaremos a hipótese de que a administração intratecal do antagonista seletivo de receptor P2X3, A317491, do antagonista seletivo de receptor AMPA, AP5, ou do antagonista seletivo de receptor NMDA, CNQX, reduz a hiperalgesia mecânica induzida pela contração isométrica sustentada. Além disso, como nossos estudos prévios demonstraram que os receptores P2X3 periféricos são essenciais para o desenvolvimento dessa resposta, verificaremos se eles estão envolvidos também na manutenção da hiperalgesia mecânica induzida pela contração isométrica sustentada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AQUINO, BRUNA DE MELO; DA SILVA DOS SANTOS, DIOGO FRANCISCO; JORGE, CAROLINA OCANHA; SALGADO MARQUES, ALINE CAROLINA; TEIXEIRA, JULIANA MAIA; PARADA, CARLOS AMILCAR; GONCALVES OLIVEIRA-FUSARO, MARIA CLAUDIA. P2X3 receptors contribute to muscle pain induced by static contraction by a mechanism dependent on neutrophil migration. PURINERGIC SIGNALLING, v. 15, n. 2, p. 167-175, . (12/10402-6, 13/23448-7, 11/11064-4)