Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia do silenciamento da enzima NOX3 NADPH oxidase na preservação das células ciliadas após implante coclear

Processo: 14/00405-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Rubens Vuono de Brito Neto
Beneficiário:Rubens Vuono de Brito Neto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Janaina Cândida Rodrigues ; Jeanne da Rosa Oiticica Ramalho
Assunto(s):Otorrinolaringologia  Perda auditiva  Implante da cóclea  NADPH oxidase  Apoptose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auditory Brain Stem | hearing loss | noise induced | Pair | Peate | perda auditiva | TNF-a | otorrinolaringologia

Resumo

A perda auditiva neurossensorial (PANS) representa um dos maiores problemas de saúde pública, na população mundial. O implante coclear está indicado, para as perdas auditivas profundas bilaterais, sendo o método mais bem sucedido da atualidade, porém está associado à lesão irreversível do epitélio sensorial auditivo, com inúmeros esforços, a fim de identificar métodos de preservação das células ciliadas, ampliando, assim, suas indicações. No implante coclear, o estresse oxidativo é uma das etiologias envolvidas, na lesão da célula ciliada, por apoptose. Desta forma, a manipulação na produção de radicais livres, interferindo na via de apoptose, constitui estratégia terapêutica, que pode ser testada, com o intuito de promover otoproteção. A NOX3 oxidase é uma enzima da família da NADPH oxidase, geradora do radical livre superóxido, no órgão de Corti. Objetivos: Este estudo tem por objetivo primário avaliar se introdução do shRNA Nox3 via cocleostomia reduzirá a expressão da enzima NOX3 induzida pela introdução do eletrodo no implante coclear e como objetivo secundário avaliar o grau de apoptose nestas células bem como sua morfologia e a concentração de BAX. Metodologia: Serão utilizadas 105 cobaias (cavia porcellus) (210 cócleas) de ambos os sexos com peso entre 250 e 350g divididas em três grupos, após exame otoscópico normal e teste de potencial evocado auditivo > 40dB. No grupo de estudo (GE) 150 cócleas receberão o shRNA de silenciamento da NOX3 NADPH oxidase, via cocleostomia, oito dias antes da colocação do implante coclear, sendo utilizados 5 clones diferentes para o mesmo gene. Grupo Placebo, 30 cócleas submetidas à inserção do shRNA scramble (vazio), via cocleostomia, o Grupo implante (GI), 30 cócleas submetidas ao implante coclear apenas sem injeção prévia. Em todos os grupos de 30 cócleas, (proporção) 20 serão utilizadas para o ensaio de PCR em tempo real (RT-PCR) e 10, para o ensaio de detecção de apoptose, cujo método será o de microscopia de fluorescência, utilizando o anticorpo da classe IgG2b de ratos M30 Cytodeath. A análise estatística será por meio de suas médias e desvios-padrão, e analisadas quantitativamente utilizando-se teste t de Student e a análise de variância (ANOVA) para amostras emparelhadas. Será adotado nível de significância estatística de 5% (p < 0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, JANAINA C.; BACHI, ANDRE L. L.; SILVA, GLEICIELE A. V.; ROSSI, MARCELO; DO AMARAL, JONATAS B.; LEZIROVITZ, KARINA; DE BRITO, RUBENS. New Insights on the Effect of TNF Alpha Blockade by Gene Silencing in Noise-Induced Hearing Loss. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 21, n. 8, . (14/00405-3)