Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação clínica randomizada de restaurações de classe II de ART em dentes decíduos, com e sem retenções proximais e em dentes permanentes em comparação com resina composta

Processo: 14/01626-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Maria Fidela de Lima Navarro
Beneficiário:Rafael Menezes Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Tratamento dentário restaurador sem trauma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação clínica randomizada | Tratamento Restaurador Atraumático | Dentística

Resumo

Não existe na literatura estudo clinico randomizado em dentes decíduos com restaurações de classe II de ART, com e sem retenções proximais, bem como estudo comparativo em dentes permanentes de restaurações de classe II de ART com retenções proximais e restaurações tradicionais de resina composta. Este estudo multicêntrico internacional visa observar o efeito dos sulcos de retenção proximal sobre as taxas de sobrevida das restaurações de classe II de ART, bem como a eficácia das restaurações de classe II ART, em dentes permanentes, em comparação com restaurações classe II convencionais de resina composta. O projeto será desenvolvido em Bauru e Brasília no Brasil, em Lima no Peru e em Córdoba na Argentina. Nesta parte da pesquisa a hipótese nula a ser testada é: I - não há diferença na taxa de sobrevida cumulativa de restaurações de classe II de ART em dentes permanentes de adolescentes e adultos com sulcos de retenção próximos da junção amelo-dentinária, em comparação com restaurações de resina composta de classe II depois de 3 anos. O estudo é de grupo paralelo, em dentes permanentes, com um grupo teste (restaurações de ART), e um grupo controle (restaurações de resina composta convencional) em 134 sujeitos: crianças, adolescentes e adultos de 8-44 - anos de idade. Somente participarão deste estudo os sujeitos/responsáveis que assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido para o estudo epidemiológico e para o tratamento restaurador. Os dados observados serão analisados pelos testes de qui-quadrado e de Mantel-Haenszel (p<0,05). O projeto já foi aprovado pelo Comitê de Ética da FOB-USP e encontra-se em análise na CONEP e somente será iniciado após aprovação da CONEP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAITO VELASCO, SOFIA RAFAELA; PISTELLI, GUSTAVO CHAB; MARSOLA RAZERA, FERNANDA PATARO; MENEZES-SILVA, RAFAEL; BASTOS, ROOSEVELT SILVA; DE LIMA NAVARRO, MARIA FIDELA. Dental caries spectrum profile in Brazilian public school children and adolescents. BRAZILIAN ORAL RESEARCH, v. 35, p. 11-pg., . (14/01626-3)
MENEZES-SILVA, RAFAEL; VELASCO, S. R. M.; BASTOS, R. S.; MOLINA, G.; HONORIO, H. M.; FRENCKEN, J. E.; NAVARRO, M. F. L.. Randomized clinical trial of class II restoration in permanent teeth comparing ART with composite resin after 12 months. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 23, n. 9, p. 3623-3635, . (14/01626-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rafael Menezes. Avaliação clínica randomizada de restaurações de classe II em dentes permanentes de ART e de resina composta. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.