Busca avançada
Ano de início
Entree

Saúde bucal e grau de felicidade em adolescentes de uma cidade no sul do brasil - análise longitudinal

Processo: 14/01924-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 26 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:José Leopoldo Ferreira Antunes
Beneficiário:Simone Tuchtenhagen
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise multinível   Saúde bucal   Estudos de coortes   Qualidade de vida   Felicidade   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Análise Multinível | Estudos de coortes | Felicidade | Qualidade De Vida | saúde bucal | Epidemiologia em Saúde Bucal

Resumo

As medidas tradicionais de mensuração da saúde bucal baseadas apenas em avaliações clínicas são limitadas, e tem sido recomendado que sejam suplementadas por auto-avaliações obtidas dos pacientes a respeito de suas percepções sobre a saúde bucal. Felicidade é um constructo multidimensional e tem sido definida como "o grau em que uma pessoa avalia a qualidade geral de sua vida como favorável". Ela tem sido associada com vários desfechos de saúde, incluindo a saúde bucal. Este estudo tem como objetivo acompanhar uma coorte de 1134 crianças avaliadas na cidade de Santa Maria - RS no ano de 2012, aos 12 anos, de forma a estudar a influência das condições de saúde bucal no seu grau de felicidade durante o período de transição da infância para a adolescência. Todas as crianças examinadas em 2012 serão reavaliadas em 2014 e 2016: serão feitos exames bucais para avaliar cárie dentária, traumatismo dentário, maloclusão e condições gengivais. Além disso, responderão à versão traduzida para o português da Escala Subjetiva de Felicidade (SHS) e Child Perceptions Questionnaire (CPQ 11-14). A análise estatística utilizará o modelo multinível de Regressão de Poisson considerando as medidas ao longo do tempo agrupadas nos indivíduos, e estes agrupados nas escolas. Será avaliada a mudança nos aspectos psicossociais do adolescente (diferenças nos escores das medidas do grau de felicidade) através da estimativa do tamanho do efeito e da significância estatística dessa mudança nos escores ao longo do tempo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TUCHTENHAGEN, SIMONE; ORTIZ, FERNANDA R.; ARDENGHI, THIAGO M.; ANTUNES, JOSE L. F.. Oral health and happiness in adolescents: A cohort study. COMMUNITY DENTISTRY AND ORAL EPIDEMIOLOGY, v. 49, n. 2, p. 176-185, . (14/01924-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TUCHTENHAGEN, Simone. Saúde bucal e grau de felicidade em adolescentes de uma cidade no sul do Brasil: análise longitudinal. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.