Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise biomecânica do mecanismo de ação de um calçado minimalista na diminuição de sobrecarga articular de idosas com osteoartrite de joelho

Processo: 14/04997-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 11 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Isabel de Camargo Neves Sacco
Beneficiário:Francis Trombini de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Osteoartrite do joelho   Sapatos   Marcha (locomoção)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ângulo de toe-out | Biomecânica | centro de pressão | marcha | Osteoartrite de joelho | Sapatos | Biomecânica

Resumo

A osteoartrite (OA) é a afecção mais frequente do sistema musculoesquelético, o que contribui para incapacidade laboral de aproximadamente 15% da população adulta mundial. O estresse mecânico é uma das principais causas de seu surgimento e progressão, principalmente em articulações expostas à constante sobrecarga e movimentação, como o joelho. Recentes estudos desenvolvidos por nosso grupo demonstraram efeitos positivos agudos do uso imediato de um calçado minimalista flexível e sem salto sobre a redução de sobrecarga articular (momento de adução) nos joelhos de idosas com OA. Em longo prazo, apesar de não estatisticamente significativa, observamos uma redução considerável dessa variável. Contudo, não sabemos quais os mecanismos responsáveis pela modificação dessa sobrecarga articular. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é avaliar e analisar os mecanismos de ação de um calçado minimalista flexível - Moleca - sobre a diminuição de sobrecarga articular de idosas com OA de joelho. Serão utilizados dois bancos de dados oriundos de dois estudos desenvolvidos previamente por nosso grupo do qual serão analisadas variáveis do momento de adução do joelho, centro de pressão, braço de alavanca entre a FRS e o centro articular no plano frontal do joelho e o ângulo de progressão do pé (toe-out ou toe-in) comparados à marcha descalça e calçada com salto alto. Para incremento da análise, essas mesmas variáveis serão comparadas entre o grupo que utilizou esse calçado por seis meses (Grupo intervenção: GI) e aquele que não utilizou (Grupo controle: GC). As análises matemáticas serão realizadas por meio dos softwares AMASS, Visual3D e Matlab. Os resultados poderão contribuir para o entendimento desses mecanismos de redução de sobrecarga articular e, consequentemente, para planejamento de novas estratégias motoras para potencializar o uso desse tipo de calçado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YI, LIU CHIAO; SARTOR, CRISTINA D.; SOUZA, FRANCIS TROMBINI; SACCO, ISABEL C. N.. Intralimb Coordination Patterns in Absent, Mild, and Severe Stages of Diabetic Neuropathy: Looking Beyond Kinematic Analysis of Gait Cycle. PLoS One, v. 11, n. 1, . (13/01941-3, 14/04997-2)
TROMBINI-SOUZA, FRANCIS; FULLER, RICARDO; GOLDENSTEIN-SCHAINBERG, CLAUDIA; SACCO, ISABEL C. N.. Long-term use of minimal footwear in older adult women with knee osteoarthritis: Mechanisms of action in the knee adduction moment. JOURNAL OF BIOMECHANICS, v. 108, . (14/04997-2)