Busca avançada
Ano de início
Entree

O conceito de alienação parental na prática profissional de psicólogos forenses brasileiros

Processo: 14/09582-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Sheila Maria Prado Soma
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Alienação parental   Psicologia forense
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alienação parental | Atuação profissional de psicólogos | Disputas de guarda | psicologia forense | Síndrome da Alienação Parental | Psicologia Forense

Resumo

A Síndrome de Alienação Parental (SAP) foi descrita pela primeira vez por Gardner na década de 80 e diz respeito a como uma criança pode tornar-se psicologicamente afastada de um de seus genitores (alienado) no contexto de disputa de guarda ou divórcio, sob a influência do outro genitor (alienador). Esse comportamento por parte do genitor alienador provocaria um conjunto de sintomas nas crianças, como por exemplo: uma campanha contra o genitor alienado, apoio ao genitor alienador, encenações "encomendadas", dentre outros. A intenção de Gardner era que a SAP fosse reconhecida na comunidade científica e estivesse presente nos manuais de psiquiatria. Entretanto isso não ocorreu e o conceito de SAP vem perdendo espaço por falta de validade e confiabilidade científica. Por ser um tema ainda pouco pesquisado, o presente projeto pretende, por meio de dois estudos, verificar como os psicólogos compreendem o conceito de AP e de que forma o utilizam em sua prática profissional (Estudo 1) e a partir dos resultados obtidos com o Estudo 1, propor e avaliar uma capacitação online com o intuito de aprimorar o conhecimento científico sobre AP e enriquecer a prática profissional dos psicólogos ao atuarem nesses casos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHEILA MARIA PRADO SOMA; LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS. Avaliação de Livros Infantis Brasileiros sobre Prevenção de Abuso Sexual baseada em Critérios da Literatura. Trends in Psychology, v. 25, n. 3, p. 1201-1212, . (14/09582-5)