Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da intensidade da pigmentação dentária na efetividade clareadora e na penetração trans-amelodentinária de peróxido de hidrogênio

Processo: 14/11748-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:André Luiz Fraga Briso
Beneficiário:Janaina Cardoso Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Pigmentação   Clareamento de dente   Peróxido de hidrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clareamento dental | penetração de hidrogênio | Pigmentação | Dentística

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar a alteração de cor e a penetração trans-amelodentinária do peróxido de hidrogênio aplicado em dentes bovinos pigmentados com chá preto em diferentes intensidades. Será realizada uma primeira seleção de dentes de acordo com o valor de L*, do modelo de cores CIE L*a*b*. Posteriormente, os espécimes serão divididos em 4 grupos que serão submetidos a diferentes tratamentos pigmentantes: G1- água destilada. Os G2, G3 e G4 - imersos por 6 dias em infusão de chá preto de 1,6 g para as respectivas quantidades de água destilada: 10 mL, 100 mL e 1000 mL. Após a pigmentação, uma nova leitura da cor será realizada com o aparelho espectrofotômetro Easyshade (Vita-Zahnfabrik, Alemanha), resultando na seleção de espécimes estratificados de acordo com o nível de pigmentação (n=15). As leituras serão realizadas antes do procedimento clareador, 6 dias após cada sessão e 14 dias após o término do tratamento. Para a quantificação da penetração do peróxido, os espécimes serão posicionados em Câmaras Pulpares Artificiais (CPA) e submetidos ao tratamento clareador com peróxido de hidrogênio a 38% (Opalescence Xtra Boost; Ultradent Products Inc., South Jordan, UT, USA). A solução tampão de acetato, presente no interior da câmara pulpar será coletada, e após o acréscimo da enzima peroxidase será avaliada em espectrofotômetro de reflexão, que indicará o peróxido presente na solução. As análises serão submetidas aos testes estatísticos apropriados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANAINA CARDOSO MOREIRA; MARJORIE DE OLIVEIRA GALLINARI; VANESSA RAHAL; TICIANE CESTARI FAGUNDES; PAULO HENRIQUE DOS SANTOS; MARCIA REGINA DE MOURA; ANDRÉ LUIZ FRAGA BRISO. Effect of Dental Pigmentation Intensity on the Transenamel and Transdentinal Penetration of Hydrogen Peroxide. Brazilian Dental Journal, v. 27, n. 4, p. 399-403, . (15/01366-4, 14/11748-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Janaina Cardoso. Efeito da intensidade da pigmentação dentária na penetração trans-amelodentinária de peróxido de hidrogênio. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.