Busca avançada
Ano de início
Entree

Genotipagem de espécies do gênero Treponema spp. associadas à periodontite ovina

Processo: 14/13979-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Iveraldo dos Santos Dutra
Beneficiário:Thamiris Naiasha Minari Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças infecciosas em animais   Periodontite   Treponema   Técnicas de genotipagem   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cara inchada | periodontite ovina | Reação em cadeia polimerase | Treponema spp | Enfermidade Infecciosas dos animais

Resumo

A "cara inchada" dos ruminantes é uma periodontite que acomete animais jovens e adultos quando mantidos em áreas de pastagem recém reformadas. Ela se caracteriza como um processo purulento, necrótico, progressivo, com alterações na dentição e perda dentária que resultam em danos à saúde animal e prejuízos econômicos. Nos ruminantes, as evidências indicam a participação primária de microbiota anaeróbia periodontopatogênica na etiopatogenia da doença e de fator alimentar desconhecido, associado ao manejo do solo. Dentre as bactérias anaeróbias de importância reconhecida nas periodontites encontram-se as do gênero Treponema, responsáveis por promoverem lesão tissular e aumento da profundidade da bolsa periodontal. Pertencentes à família das espiroquetas, elas são isoladas de bolsas periodontais de humanos e outros animais. De uma maneira geral, são encontradas em elevado número em sítios profundos e raramente em sítios sadios. A presença dessas bactérias tem sido associada ao risco elevado de determinado sítio desenvolver gengivite ou periodontite. Treponema denticola é encontrada mais frequentemente em pacientes com periodontite avançada e em cães. T. denticola, T. vincentii, T. medium, T. socranskii, T. maltophilum, T. amylovorum e T. pectinovorum são identificadas em elevado número em animais com periodontite severa. O presente estudo tem por objetivo identificar espécies do gênero Treponema spp. associadas às lesões da periodontite ovina por meio da reação em cadeia da polimerase, empregando-se iniciadores relacionados a essas bactérias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORSANELLI, A. C.; RAMOS, T. N. M.; GAETTI-JARDIM, JR., E.; SCHWEITZER, C. M.; DUTRA, I. S.. Treponema species in the subgingival microflora of ovine periodontitis. VETERINARY RECORD, v. 180, n. 6, p. 150+, . (14/13979-8)