Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das propriedades psicométricas de um Inventário de Habilidades Sociais para cuidadores de idosos familiares

Processo: 14/25158-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Queluz
Supervisor: Anne Marie Germaine Fontaine
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:12/00907-3 - Construção e análise psicométrica de um Inventário de Habilidades Sociais para cuidadores de idosos familiares, BP.DR
Assunto(s):Cuidadores   Idosos   Psicometria   Estresse profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidadores | estresse | habilidades socias | Idosos | Psicometria | Psicometria

Resumo

Devido à elevação na expectativa de vida e ao aumento na porcentagem de pessoas com doenças crônicas, torna-se cada vez mais provável que seja necessário cuidar de um familiar idoso. Cuidar de um idoso requer aprender informações, desenvolver habilidades e estabelecer rotinas novas, o que costuma gerar estresse considerável. Baseado em teorias do estresse, sabe-se que as capacidades dos cuidadores, como, por exemplo, as habilidades sociais (HS), influenciam na sua eficácia neste papel. No entanto, os instrumentos para avaliar HS não focalizam o contexto de cuidar de um idoso, de forma que um indivíduo com uma alta pontuação em uma medida geral de HS pode não ser habilidoso no papel de cuidador. O estudo proposto está vinculado a um trabalho de doutorado. Três etapas deste estudo já foram completadas: (a) análise da literatura sobre o uso de HS por parte de cuidadores de idosos, (b) entrevistas estruturadas sobre as HS de cuidadores de idosos, (c) construção do novo instrumento e avaliação da validade semântica e de conteúdo do mesmo. Neste projeto, pretende-se avaliar as evidências: (a) de consistência interna do instrumento novo (por meio do alpha de Cronbach), e (b) de validade de critério do instrumento (por meio de correlações entre os escores de HS e medidas da qualidade da relação cuidador-idoso, qualidade de vida, percepções de sobrecarga e sintomas depressivos) e (c) realizar a análise fatorial do instrumento. A coleta de dados para esta etapa do estudo está em fase de finalização. Após a conclusão do estudo, espera-se apresentar uma ferramenta que ajude na avaliação das HS de cuidadores de idosos e na identificação de como aprimorar estas habilidades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCINE NÁTHALIE FERRARESI RODRIGUES QUELUZ; ELIZABETH JOAN BARHAM; ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE; ACÁCIA APARECIDA ANGELI DOS SANTOS. Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores Familiares de Idosos (ihs-ci): Relações com Indicadores de Bem-Estar Psicológico. Trends in Psychology, v. 26, n. 2, p. 537-564, . (12/00907-3, 15/20548-6, 14/25158-9)