Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do fogo na germinação e crescimento de plântulas de leguminosas de campo sujo

Processo: 15/11176-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alessandra Tomaselli Fidelis
Beneficiário:Jessika da Silva Nunes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/06743-0 - Como a época do fogo afeta a vegetação do cerrado?, AP.JP
Assunto(s):Ecologia vegetal   Germinação   Germinação de sementes   Plântulas   Fogo   Cerrado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atributos de sementes | cerrado | fogo | Germinação | Plântulas | Ecologia Vegetal

Resumo

O fogo é um importante fator ecológico e está presente no Cerrado há milhões de anos. O efeito do fogo nagerminação de espécies nativas é muito pouco conhecido e espera-se que, em ecossistemas sob sua influência, algumasespécies apresentem respostas positivas e outras negativas em relação a suas taxas de germinação não somente àexposição as altas temperaturas (quebra de dormência), como também a taxa de crescimento e alocação de biomassa emorfologia da semente. Portanto, o objetivo deste projeto é avaliar os atributos de sementes e plântulas de espécies deleguminosas de campo sujo do Cerrado. Serão mesurados os seguintes atributos de sementes de espécies selecionadas:Seed Shape (forma), Seed Mass (peso, mg), Teor de Água(%), Permeabilidade (%) e Resistência onde as sementes serãoexpostas a altas temperaturas (100 e 200ºC), o valor de todos esses atributos serão inseridos em um banco de dados queinclui diversas espécies do cerrado. Além disso ainda serão escolhidas três espécies de diferentes hábitos para produçãode plântulas onde serão feitas as seguintes medições: (a) altura da parte aérea (cm); (b) comprimento do órgão subterrâneo(cm); (c) peso seco da parte aérea (mg) (d) peso seco do órgão subterrâneo (mg). Espera-se obter resultados que possamcontribuir para um melhor entendimento dos efeitos do fogo na vegetação, assim como fornecer subsídios para o uso dofogo na restauração de áreas de Cerrado degradadas, assim como na produção de mudas de espécies nativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
FELIPE DAIBES, L.; PAUSAS, JULI G.; BONANI, NATHALIA; NUNES, JESSIKA; SILVEIRA, FERNANDO A. O.; FIDELIS, ALESSANDRA. . ANNALS OF BOTANY, v. 123, n. 7, p. 1219-1229, . (15/06743-0, 17/00638-6, 15/11176-8)