Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação de modelos de Educação Alimentar e Nutricional em grupo na Atenção Básica na perspectiva da autonomia em saúde.

Processo: 15/13716-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Viviane Laudelino Vieira
Beneficiário:Viviane Laudelino Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Maria Cervato-Mancuso ; Cláudia Maria Bógus ; Samantha Caesar de Andrade
Assunto(s):Nutrição em saúde pública  Atenção primária à saúde  Promoção da saúde  Educação alimentar e nutricional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção Básica | Educação Alimentar e Nutricional | promoção da saúde | Nutrição em Saúde Pública

Resumo

Enunciado do problema: A promoção da autonomia em saúde por meio das ações educativas tem sido apresentada como uma estratégia de enfrentamento aos novos desafios da saúde pública, especialmente para a Atenção Básica. A promoção da autonomia em saúde parte de um encontro entre usuário e profissional da saúde, no qual se contemple uma comunicação e uma negociação de saberes e experiências. Uma tecnologia de cuidado nessa direção é a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), especialmente quando aplicada em grupo. Objetivo: Analisar comparativamente modelos educativos para a prática de EAN em grupo, no contexto de São Paulo na perspectiva da autonomia em saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa avaliativa composta por avaliação formativa e somativa. Para o estudo nomeiam-se três etapas: (1) elaboração do novo modelo de EAN em grupo, (2) análise comparativa do modelo proposto com um controle e (3) proposição de indicadores de autonomia em saúde. O estudo será realizado no Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição, sendo a coleta de dados durante o desenvolvimento dos grupos por meio de observação, com uso de áudio e vídeo. O grupo B incluirá a qualificação do coordenador e a avaliação formativa. Ao final dos encontros dos dois grupos, serão realizadas entrevistas com os participantes para a compreensão da análise somativa através da comparação desses. Para estas análises se utilizará da técnica Análise de Discurso, por meio da qual se identificarão os indicadores de autonomia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KELLEM REGINA ROSENDO VINCHA; CLÁUDIA MARIA BÓGUS; ANA MARIA CERVATO-MANCUSO. Possibilidades de atuação profissional em grupos educativos de alimentação e nutrição. Interface (Botucatu), v. 24, . (15/13716-0)