Busca avançada
Ano de início
Entree

História térmica e circulação de fluidos em estruturas deformacionais associadas ao Grupo Bambuí na porção externa da Faixa Brasília (Unaí, MG)

Processo: 15/13901-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Frederico Meira Faleiros
Beneficiário:Melina Cristina Borges Esteves
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fraturas   Evolução tectônica   Inclusões fluidas   Grupo Bambuí   Falha
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dobras | Falhas | Fraturas | Grupo Bambuí | Inclusões Fluidas | Veios hidrotermais | Evolução Crustal

Resumo

Este projeto tem como objetivo a elaboração de um modelo sobre a história térmica e circulação de fluidos no Grupo Bambuí (Criogeniano a Ediacarano-Cambriano), ao longo da porção externa da Faixa Brasília. Selecionou-se como área-alvo a região de Unaí (MG), onde as rochas do Grupo Bambuí apresentam-se intensamente deformadas, embora trabalhos anteriores tenham relatado metamorfismo incipiente. A história térmica será avaliada com base em estudos petrográficos e microestruturais e utilizando-se geotermômetros aplicáveis a rochas de baixa temperatura, tais como os pares clorita-quartzo e biotita-muscovita e o geotermômetro baseado na termoluminescência do quartzo. A circulação de fluidos ao longo de estruturas deformacionais (falhas, dobras e fraturas) será estudada por meio de análises microtermométricas de associações de inclusões fluidas presentes em veios hidrotermais, que permitirão caracterizar as composições e características físico-químicas dos fluidos e suas condições de pressão e temperatura de aprisionamento. Amostras de veios coletadas em contexto estrutural conhecido permitirão avaliar a relação entre as características dos fluidos e os processos deformacionais e de migração dos mesmos. Além dos objetivos mais específicos, sumarizados acima, o projeto poderá contribuir com o avanço no conhecimento científico sobre a evolução deformacional e metamórfica do Grupo Bambuí e da porção externa da Faixa Brasília; e com uma melhor avaliação do sistema petrolífero e dos alvos de exploração associados ao Grupo Bambuí.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTEVES, MELINA C. B.; FALEIROS, FREDERICO M.. Fluid flow and syntectonic veining in an Ediacaran-Cambrian foreland fold-thrust zone, western margin of the Sao Francisco Craton, Brazil. JOURNAL OF THE GEOLOGICAL SOCIETY, v. 178, n. 3, . (15/13901-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESTEVES, Melina Cristina Borges. Thermal history and fluid circulation in deformational structures associated with the Bambuí Group at the fold-and-thrust zone, western margin of the São Francisco Craton. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.