Busca avançada
Ano de início
Entree

A BR-163 - de Cuiabá a Santarém: o papel dos agentes e sujeitos no ordenamento do território e na implementação de políticas públicas

Processo: 15/15052-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Messias Modesto dos Passos
Beneficiário:Messias Modesto dos Passos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Antonio Nivaldo Hespanhol
Assunto(s):Políticas públicas  Desenvolvimento sustentável  Paisagem e meio ambiente  Geossistema  Sistema GTP (geossistema, território e paisagem)  Rodovia BR-163 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Br-163 | geossistema | Meio Ambiente | paisagem | Politicas Públicas | território | Paisagem e Meio Ambiente

Resumo

No Brasil, importantes mudanças ambientais e sociais afetam o país. A gestão dos recursos naturais se coloca de maneira crucial ante a pressão antrópica. Após a Rio-92, o país se engajou na promoção de uma gestão sustentável do meio ambiente. A comunidade científica reconhece que as questões de sustentabilidade devem ser abordadas globalmente, integrando a interação das dinâmicas naturais, socioeconômicas e socioculturais. Neste contexto de "pluridisciplinaridade necessária" para abordar as variáveis do desenvolvimento sustentável, reconhecemos que não é possível abordar o meio ambiente - complexo e com diversidade -, a partir de um conceito unívoco, (ecossistema e/ou geossistema) e, então, adotamos o modelo GTP (Geossistema - Território - Paisagem), proposto por Bertrand (2002). A paisagem assume, a cada dia, maior relevância como um dos componentes das políticas de ordenamento - ambiental e patrimonial - dos territórios. A espacialização das paisagens-indicadoras a partir da utilização de imagens de satélite é um ponto de partida pertinente/satisfatório à realização de diagnósticos paisagísticos para melhorar o conhecimento dos territórios e ajudar a tomada de decisão em matéria de políticas de desenvolvimento sustentável? Nós escolhemos duas áreas de estudo, no eixo da BR-163, para as quais as dinâmicas socioambientais e territoriais são bastante diferenciadas. O objetivo das investigações realizadas no âmbito desse projeto é compreender as dinâmicas socioeconômicas e os processos de reestruturação territorial, analisar a importância das políticas públicas e o papel exercido pelos diferentes atores, variáveis que são importantes para os processos de desenvolvimento e para as dinâmicas territoriais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS PASSOS, MESSIAS MODESTO. BR-163: from ``landless men{''} to ``manless land{''}. CADERNOS DE GEOGRAFIA, n. 39, p. 41-53, . (15/15052-1)
DOS PASSOS, MESSIAS MODESTO. BR-163: from "landless men" to "manless land". CADERNOS DE GEOGRAFIA, v. N/A, n. 39, p. 13-pg., . (15/15052-1)