Busca avançada
Ano de início
Entree

A br-163 - de cuiabá a santarém: o papel dos agentes e sujeitos no ordenamento do território e na implementação de políticas públicas

Resumo

RESUMONo Brasil, importantes mudanças ambientais e sociais afetam o país. A gestão dos recursos naturais se coloca de maneira crucial ante a pressão antrópica. Após a Rio-92, o país se engajou na promoção de uma gestão sustentável do meio ambiente. A comunidade científica reconhece que as questões de sustentabilidade devem ser abordadas globalmente, integrando a interação das dinâmicas naturais, socioeconômicas e socioculturais. Neste contexto de "pluridisciplinaridade necessária" para abordar as variáveis do desenvolvimento sustentável, reconhecemos que não é possível abordar o meio ambiente - complexo e com diversidade -, a partir de um conceito unívoco, (ecossistema e/ou geossistema) e, então, adotamos o modelo GTP (Geossistema - Território - Paisagem), proposto por Bertrand (2002). A paisagem assume, a cada dia, maior relevância como um dos componentes das políticas de ordenamento - ambiental e patrimonial - dos territórios.A espacialização das paisagens-indicadoras a partir da utilização de imagens de satélite é um ponto de partida pertinente/satisfatório à realização de diagnósticos paisagísticos para melhorar o conhecimento dos territórios e ajudar a tomada de decisão em matéria de políticas de desenvolvimento sustentável? Nós escolhemos duas áreas de estudo, no eixo da BR-163, para as quais as dinâmicas socioambientais e territoriais são bastante diferenciadas. O objetivo das investigações realizadas no âmbito desse projeto é compreender as dinâmicas socioeconômicas e os processos de reestruturação territorial, analisar a importância das políticas públicas e o papel exercido pelos diferentes atores, variáveis que são importantes para os processos de desenvolvimento e para as dinâmicas territoriais.Palavras-chaves: BR-163 - Meio ambiente - Políticas públicas - geossistema - território - paisagem - ordenamento do território. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS PASSOS, MESSIAS MODESTO. BR-163: from ``landless men{''} to ``manless land{''}. CADERNOS DE GEOGRAFIA, n. 39, p. 41-53, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.