Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da capacidade de regeneração hepática e da expressão diferencial de micrornas em prole de mães obesas submetida à hepatectomia parcial

Processo: 15/20991-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Adriana Souza Torsoni
Beneficiário:Marina Figueiredo Fontana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração hepática   Programação metabólica   MicroRNAs   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:microRNA | obesidade | regeneração hepática | Programação Metabólica

Resumo

Nas últimas décadas a obesidade e a síndrome metabólica tornaram-se doenças de grande prevalência na população mundial. Mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares, especialmente nos períodos críticos do desenvolvimento, induzem na prole importantes alterações metabólicas dirigidas por mecanismos epigenéticos, como a modulação da expressão de miRNAs, contribuindo para a manutenção de um "ciclo vicioso" de obesidade e co-morbidades. Estudos recentes têm mostrado que a obesidade materna induz danos mitocondriais e ativa processos inflamatórios, alterando o metabolismo lipídico hepático da prole, o que poderia aumentar a predisposição ao desenvolvimento de doenças como a DHGNA, doença caracterizada pelo acúmulo de TAG no interior dos hepatócitos e que leva mais de 20% dos acometidos à algum tipo de ressecção hepática cirúrgica. Sabe-se que o acúmulo de gordura hepática pode ser um fator prejudicial no processo regenerativo, apesar dos mecanismos envolvidos nesse processo não estarem ainda bem definidos. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto é investigar se a prole de mães obesas apresenta prejuízos na regeneração hepática após procedimento de ressecção cirúrgica e a relação desse processo de regeneração com a expressão de microRNAs envolvidos na modulação do reparo tecidual e ciclo celular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMINO, LAIS A. DE PAULA; FONTANA, MARINA FIGUEIREDO; DE FANTE, THAIS; PANZARIN, CAROLINA; IGNACIO-SOUZA, LETICIA MARTINS; MILANSKI, MARCIANE; TORSONI, MARCIO ALBERTO; DESAI, MINA; ROSS, MICHAEL G.; TORSONI, ADRIANA SOUZA. Hepatic Epigenetic Reprogramming After Liver Resection in Offspring Alleviates the Effects of Maternal Obesity. FRONTIERS IN CELL AND DEVELOPMENTAL BIOLOGY, v. 10, p. 11-pg., . (15/20991-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONTANA, Marina Figueiredo. Avaliação da expressão de miR-370 e miR-122 e sua participação na regulação do processo de regeneração em prole de camundongos submetidos a cirurgia de hepatectomia parcial. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas Limeira, SP.