Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenômica e evolução espaço-temporal de Amphilophium (Bignonieae, Bignoniaceae)

Processo: 15/26884-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 10 de março de 2016
Data de Término da vigência: 09 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Lúcia Garcez Lohmann
Beneficiário:Verônica Aydos Thode
Supervisor: Isabel Sanmartin
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Real Jardín Botánico, Espanha  
Vinculado à bolsa:13/11706-1 - Filogenia, biogeografia e diversificação de Amphilophium (Bignonieae, Bignoniaceae), BP.PD
Assunto(s):Bignoniaceae   Filogenia molecular   Sequenciamento de nova geração   Filogenia   Biogeografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bignoniaceae | Biogeografia | Filogenia molecular | Filogenômica | Next Generation Sequencing | taxas de diversificação | Filogenia Molecular, Biogeografia

Resumo

O fato de algumas linhagens apresentarem centenas de espécies enquanto outras apresentam apenas poucos representantes tem intrigado naturalistas e biólogos evolucionistas há séculos. Tal variação na riqueza dos clados resulta de uma série de aspectos biológicos, históricos e geográficos que impactam diretamente as taxas de diversificação e extinção nas várias linhagens. Assim, um melhor entendimento dos padrões e causas das mudanças nas taxas de diversificação são cruciais para uma melhor compreensão dos fatores que influenciam a origem e manutenção da diversidade biológica. Este projeto visa reconstruir a filogenia de Amphilophium (Bignonieae, Bignoniaceae, Lamiales), um gênero muito diverso de lianas Neotropicais, de forma a explorar a influência de "inovações chave" (i.e., novidades morfológicas) e "oportunidades chave" (i.e., ocupação de novos nichos) nas taxas de diversificação dentro das linhagens do gênero. Amphilophium é extremamente diverso morfológica e ecologicamente, assim como amplamente distribuído, o fazem deste grupo um bom modelo para testar hipótese específicas sobre os fatores que influenciam a diversificação nos Neotrópicos. Além do mais, a maior parte do gênero foi revisada taxonomicamente e alguns fósseis foram descritos para a tribo Bignonieae, na qual Amphilophium está inserido, facilitando estudos evolutivos e ecológicos neste grupo. Esta proposta faz parte de um projeto mais amplo que utiliza diferentes organismos para estudar a formação da Biota e ambiente na Amazônia (FAPESP Processo 2012/50260-6), uma região onde o gênero Amphilophium é particularmente diverso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THODE, VERONICA A.; LOHMANN, LUCIA G.; SANMARTIN, ISABEL. Evaluating character partitioning and molecular models in plastid phylogenomics at low taxonomic levels: A case study using Amphilophium (Bignonieae, Bignoniaceae). JOURNAL OF SYSTEMATICS AND EVOLUTION, v. 58, n. 6, SI, p. 1071-1089, . (11/50859-2, 15/26884-8, 13/11706-1, 12/50260-6)