Busca avançada
Ano de início
Entree

Compreendendo processos de educação permanente em saúde a partir do construcionismo social

Processo: 16/03467-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Carla Guanaes Lorenzi
Beneficiário:Gabriela Martins Silva
Supervisor: Ottar Ness
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University College of Southeast Norway, Drammen (USN), Noruega  
Vinculado à bolsa:14/09444-1 - A educação permanente em saúde na formação para o cuidado às famílias em saúde mental, BP.DR
Assunto(s):Saúde mental   Educação em saúde   Educação continuada   Construcionismo social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construcionismo Social | educação permanente em saúde | Saúde Mental | Saúde Mental

Resumo

Este projeto propõe o aprofundamento dos objetivos de um projeto de doutorado em curso, chamado "A Educação Permanente em Saúde na formação para o cuidado às famílias em saúde mental". Este projeto de doutorado tem como objetivo compreender quais os processos de conversação ajudam a desenvolver a lógica da Educação Permanente em Saúde (EPS) e a transformação dos significados que os profissionais tem sobre as práticas de cuidado que desenvolvem junto às famílias dos usuários dos serviços de saúde mental. O presente projeto é proposto como um estágio de pesquisa no exterior e aprofunda a análise do estudo mais amplo, com o objetivo de demonstrar como o construcionismo social pode ajudar a compreender o processo de EPS. Especificamente, pretendemos identificar, descrever e analisar momentos em que ocorrem interações dialógicas e transformações em significados sobre as práticas de cuidado. O material a ser analisado é um banco de dados com transcrições de 2 processos de EPS desenvolvidos com 2 grupos de profissionais de 2 serviços de saúde mental públicos diferentes no Brasil, totalizando 12 encontros. Este material será analisado a partir da perspectiva construcionista social, que entende a linguagem em seu caráter performático. Esta análise incidirá sobre os potenciais de cada movimento interacional que promova a dialogia e, com isso, transformações em sentidos sobre práticas de cuidado com as famílias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA MARTINS SILVA; OTTAR NESS; CARLA GUANAES-LORENZI. Educação Permanente em Saúde Mental: Momentos Críticos na Análise do Processo Grupal. Paidéia, v. 28, . (16/03467-5, 14/09444-1)