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Implicações da construção social do discurso do déficit para filhos de mães com transtorno mental grave

Processo: 13/10546-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carla Guanaes Lorenzi
Beneficiário:Marilia Belfiore Palácio
Supervisor: Sheila McNamee
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of New Hampshire (UNH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/04165-1 - Sentidos construídos por filhos de mulheres portadoras de transtornos mentais graves acerca de seu relacionamento familiar., BP.MS
Assunto(s):Família   Construcionismo social   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construcionismo Social | discurso do déficit | familia | Saúde Mental | Família

Resumo

O objetivo deste projeto de estágio em pesquisa no exterior é analisar especificamente a implicação da construção social do discurso do déficit na construção narrativa de filhos de mães que fazem tratamento em serviço psiquiátrico. Entendemos o discurso do déficit um conjunto de ideias sustentadas em um juízo de valor negativo, expressas em uma linguagem que reforça o entendimento de que a falha ou déficit está nas pessoas, por exemplo, quando significamos a doença mental como algo individual. No desenvolvimento do projeto de mestrado vinculado a essa proposta e intitulado "Sentidos produzidos por filhos de mulheres portadoras de um transtorno mental grave acerca de seu relacionamento familiar", através do estudo da literatura e da pré-análise das 8 entrevistas realizadas, percebemos que o discurso do déficit em relação à doença mental se destaca, tanto no discurso científico da área como nas práticas discursivas dos filhos entrevistados em nosso estudo. Assim, essa proposta de estágio surge como uma forma de aprofundar a reflexão já proposta no projeto original sobre os sentidos construídos pelos filhos sobre seu relacionamento com a mãe. Especialmente, buscamos nesse estágio de pesquisa refletir sobre os momentos em que o discurso do déficit atravessa a narrativa dos filhos sobre seu relacionamento familiar, e suas implicações para o relacionamento descrito. Acreditamos, que o diálogo realizado com a Professora McNamee no Department of Communication - University of New Hampshire, USA acerca desta temática, possa contribuir com o processo de análise e discussão de nosso projeto original. (AU)

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